Há quem diga que cerca de 75% das mulheres terão candidíase ao menos uma vez ao longo da vida, e se ela acontecer durante 4 vezes ao ano ou mais, pode ser classificada como Candidíase Recorrente, ou Candidíase de Repetição, como preferir chamar.

Essa doença que nos faz ter coceiras infinitas e ter vontade de jogar a “ppk” fora (rsrs) é causada pela proliferação exagerada dos fungos do gênero Candida, sendo o mais comum o Candida Albicans.

É importante saber que esse fungo já existe em nosso organismo. Porém, quando ele entra em desequilíbrio é que o problema acontece =(

Mas e aí….

Será que existe um tratamento eficiente contra a Candidíase? Será que tem cura?

Pela minha experiência, tudo dependerá de você.

Digo isso não como médica (já deixando aqui bem claro que você deve procurar um profissional da saúde, inclusive para fazer o devido diagnóstico e afins), mas sim como pessoa que sofreu dessa doença durante anos, tendo repetições de bem mais do que 4 vezes por ano.

Preciso que você comece assistindo ao vídeo a seguir. Caso não tenha tempo, volte outro dia, pois todas as informações, por menores que sejam, são importantes:

Assistiu?

Então, caso você leia os comentários dele, você verá várias meninas falando que a dica caseira da água de coco contra Candidíase realmente funcionou. Porém, algumas outras perguntaram se de fato me curei, certo?

A resposta é: sim, porque nunca mais deixei faltar água de coco aqui em casa, rs. Porém, se não tiver água de coco e, a depender da época, ela pode voltar sim!!!

Para entender isso, gosto de dizer que apesar dessa doença ser causada por fungos, não por vírus ou bactérias, o funcionamento dela é o mesmo ao pensarmos que, se você não eliminar as causas, ela sempre voltará.

Mas quais são as causas da Candidíase, Lu?

Minha ginecologista falou que ela é causada basicamente pela queda da imunidade, muito estresse e demais situações que possam fazer com que esses fungos proliferem de uma forma que não conseguimos mais conter. Ou seja, não existe uma causa única.

Tal como outras ginecologistas, ela me indicou/receitou tomar o Fluconazol. Porém, tal como dito, sem curar as causas, a candidíase sempre volta e é por isso que, ao invés de ficar sempre tomando remédio quando ela voltar, eu prefiro já aplicar a minha receita caseira. Até porque, a Candidíase em si não é nenhuma doença grave, mas o desconforto e a coceira podem ser sim, insuportáveis.

Excesso de açúcar, gordura e carboidratos podem causar o aparecimento da Candidíase?

Tem gente que diz que sim, tem gente que diz que nem come muito açúcar, gordura e afins e mesmo assim sofre com o problema.

Na minha experiência pessoal, eu notei que quando como principalmente mais açúcar, eu fico mais vulnerável ao fungo SIM. Porém, o que eu te indico é, fora a dica da água de coco, seria legal ir cortando um a um desses alimentos, a fim de ver se eles realmente são facilitadores da doença no seu caso em específico, ou não.

Falando ainda sobre alimentos, uma menina disse que cortou o alho da alimentação e melhorou, mas você viu? Ele não é açúcar, nem gordura, nem nada disso. E eu nem coloco alho na comida (ao menos não nas daqui de casa, onde como em 90% das vezes) e mesmo assim tive muitas vezes. Tem que realmente se observar, visto que, tal como dito, não existe uma causa única que sirva para todas nós.

Mas e aí…

A candidíase pode se curar para sempre, ou não?

Como dito anteriormente, para que ela não retorne, você precisa manter o seu corpo sempre forte, com a imunidade em dia, etc – bem como realmente observar melhor a sua alimentação, mais demais hábitos que possam te gerar estresse.

Só que, né? Somos seres humanos. Ou seja, ela pode, sim, voltar a qualquer momento, visto que não existe “um remédio eterno” contra a queda de imunidade e afins. Daqueles que você toma só uma vez e a doença nunca mais volta, rs.

Então, o que eu faço por aqui é de fato sempre tomar água de coco (minha geladeira não fica sem), bem como observar também minha alimentação e período em que ela “começa a querer coçar” (após a menstruação é algo que noto constantemente, por exemplo). Daí fica mais fácil saber quando preciso tomar mais água de coco, ao invés de ficar me entupindo de remédio de farmácia.

O que você acha que é Candidíase, pode ser outra doença

Mas lembra, você precisa realmente procurar uma ginecologista antes, até para saber se você tem de fato candidíase, ou outra doença. A minha foi devidamente diagnosticada e eu conversei com a minha médica certinho.

Depois que tomei confiança sobre o que era que fui me aprimorando mais em me manter prevenida, conforme as dicas dadas nesse post.

E é isso, se tiver mais alguma outra dica que funcionou para você, compartilhe. Não se esqueça de me acompanhar no Instagram, Facebook e Youtube para mais dicas inéditas sobre saúde, moda, beleza e cabelos. Ainda mais se você for cacheada!

Deixe seu comentário ou dúvida:

Ou, se preferir, comente aqui:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nenhum comentário ainda.