Esses dias estava navegando pelo Facebook, até que percebi que era o momento de fazer uma boa ação: comentar no post de uma menina que estava simplesmente desesperada por já ter feito “de tudo” e o cabelo dela continuar “feio”, “sem forma”, com aquele aspecto de mal cuidado, por mais que ela tivesse cuidando muito, sabe? Tudo isso na opinião e no gosto pessoal dela, claro.
Como cada caso é um caso, vi que ela ficou com aquele cabelo meio “espigado”, com aparência dura e ressecada, sabe? Esse tipo de cabelo geralmente fica nesse aspecto por falta de creme de pentear (e outros fatores que você entenderá até o final desse post).
Foi então que eu perguntei algo óbvio, mas que muita gente na situação dela não sabe:
“Você já experimentou passar um creme de pentear no seu cabelo?”
Eis que ela apareceu alguns dias depois toda alegre e faceira me mandando foto do mais novo cabelo dela: não chegava a ser um cacheado, mas estava todo ondulado, com um aspecto de fio muito mais saudável do que o que estava antes.
Não conversei muito com ela, só indiquei esse site aqui e o canal do Youtube, para que ela faça várias pesquisas e receba informações bem mais detalhadas do que um simples comentário de Facebook. Porém, outra coisa que reparei que talvez ela fizesse e muita gente também faz é:
Pentear o cabelo seco. Isso pode tirar a forma do seu cabelo, principalmente os cachos
Se o seu cabelo for liso, ok, mas mesmo assim recomendo que você leia o post sobre pentear o cabelo molhado ou seco. Porém, se você for cacheada, crespa e a depender do tipo de ondulada, ele também gera aquele aspecto citado no início desse post que muitas meninas não gostam, sabe?
Daí eu acrescento a sugestão: fora usar um creme de pentear, passe o mesmo com o seu cabelo ainda úmido (eu que sou cacheada, a depender do creme gosto de passar bem molhado, recém saído do banho mesmo, mas aí vai do que você for testando e achar melhor para você) e só depois penteie.
Deixe secar naturalmente e sério, o resultado será outro.
Você também pode usar um difusor para secar cabelos cacheados e ondulados:
Lu, mas creme de pentear não enseba o cabelo?
Depende do creme de pentear e depende do cabelo. Se o seu cabelo fica com a aparência de ressecado depois de seco, mesmo fazendo cronograma capilar, certamente ele amará receber um creme de pentear certo.
Você também pode experimentar trocar o seu creme de pentear, caso ache que o que você está usando está deixando seu cabelo oleoso e ensebado.
- Leia mais sobre creme de pentear deixar o cabelo oleoso ou não.
Por fim,
Uso de químicas que alisam o cabelo e transição capilar
Quem me segue já sabe, mas como sei que terá gente nova por aqui, é legal que dizer que sim, se você fez alisamento ou demais processos químicos que mudam a estrutura do seu fio, provavelmente você está na transição capilar.
Isso significa que, enquanto seu cabelo novo não crescer “virgem” (ou seja, sem colocar mais química nele), provavelmente ele ficará com a estrutura afetada. Em geral, mais lisa, ou sem forma.
Mas mesmo assim, acredito que valha muito a pena testar as dicas dadas nesse post, porque ainda que ele não fique 100%, provavelmente ficará melhor do que está.
Você também pode ler esse post com dicas de penteados para quem está na transição capilar, que com certeza te ajudará com mais ideias para se sentir melhor e com mais autoestima nesse período de transição.
E é isso, qualquer dúvida escreva nos comentários e não se esqueça de seguir no Instagram – Youtube – Facebook para mais dicas inéditas.
Deixe seu comentário ou dúvida: