Agora que já contei sobre minha experiência com o cabelo relaxado e depois com os meus cachos voltando totalmente ao natural em uma espécie de transição capilar, eis a hora de desmitificar os mitos e verdades que muita gente fala sobre o cabelo alisado, relaxado versus o cacheado natural.
Cabelo Cacheado dá mais trabalho, ou o quimicamente tratado (com alisamento, relaxamento e afins)?
Eu diria que, dependendo e ao mesmo independente do que você espera de um cabelo ou de outro, AMBOS dão trabalho e eu explico o porquê a seguir:
Prós e contras do Cabelo Alisado e Relaxado
Se você quer apenas seu cabelo mais liso e com menos volume. ou seja, nem liga muito se o fio está super bonito, saudável e coisas assim, realmente o cabelo alisado ou relaxado pode causar a impressão de dar menos trabalho do que o cabelo natural mesmo. Afinal de contas, se você não gosta do volume ou dos cachos do seu cabelo natural e “tira eles de cena”, faz sentido que você ache que cuidar do seu cabelo com essas químicas seja mais fácil mesmo.
Eu mesma já tive essa impressão, visto que só precisava ir ao salão em média duas vezes por ano para “relaxar” (ou até o crescimento das minhas raízes, a depender do gosto pessoal de cada um). Enfim, parecia mesmo “mais fácil e prático” de fato.
Porém, ao olhar as fotos daquela época, vi que meu cabelo estava todo quebrado e já dando aquelas bolinhas brancas, sabe? Ou seja, ele também teria dado “trabalho”, caso eu tivesse me preocupado mais em recuperar os danos causados pela química feita ano após ano. Mas né, como só queria relaxá-lo na raiz (que depois acabei descobrindo que com o passar do tempo pegava no cabelo inteiro), tava ok…
Prós e contras do Cabelo Cacheado natural
Aqui entra uma lógica parecida, porém, diferente da anterior. Deixa eu tentar me explicar melhor:
Se você, tal como eu, ama um cabelo bem volumoso, ter cachos nessas horas só ajuda. E quanto mais definido, melhor (até porque os cachos tendem a deixar o cabelo mais volumoso também kkkk). Restando assim, tal como na primeira opção, a necessidade de se dar ao trabalho de manter os cuidados com a saúde dos fios – mais precisamente, o cronograma capilar – em dia.
Afinal de contas, cacheadas sabem que aqueles cachos mega definidos e super bonitos (respeitando sempre as limitações da curvatura de cada cabelo) tem tudo a ver com o trabalho de deixá-los bem cuidados, certo?
Porém, a diferença aqui é que os cabelos relaxados e alisados precisam de cuidados bem mais potencializados e rigorosos, justamente por serem quimicamente tratados e terem a estrutura do fio totalmente modificada. O que significa bem mais perda de massa, nutrientes e afins.
Qual cabelo dá mais trabalho na minha opinião: Cacheado ou Relaxado/Alisado?
Dito tudo isso, se for colocar tudo na balança e, claro, na minha opinião, é bem mais fácil cuidar do meu cabelo com cachos naturais do que quando fazia relaxamento, visto que “reverter” as quebras e danos causados pelo relaxamento (que também poderia ter sido um alisamento) me pareceu bem mais difícil e trabalhoso.
Sem contar que, uma vez alterada a estrutura dos fios em um relaxamento ou alisamento químico, em caso de arrependimento, só entrando na transição capilar. Ou seja, esperando o cabelo crescer todo natural novamente para ter seus cachos de volta. Então, até para se arrepender depois tem que ter trabalho e paciência para esperar nascer fio por fio de novo, rs.
Qual é mais caro para cuidar: Cabelo Cacheado, Alisado, ou Relaxado?
Na minha experiência, os alisados e ou relaxados saem bem mais caros também, visto que, fora os gastos com produtos do cronograma capilar afim de manter a saúde dos fios que, na minha opinião e tal como dito anteriormente, desde cabelos lisos até cacheados e crespos precisam ter, você ainda precisará pagar a profissional que faz a química no seu cabelo. Coisa que não é lá muito barata e às vezes sai até mais caro do que um ano de gastos com cremes, máscaras e shampoos. Produtos esses que você teria que ter mesmo se tivesse com o cabelo natural também.
Se seu cabelo for loiro descolorido e demais cabelos que exigem ainda mais cuidados, piorou, porque nessa entrará também os gastos com os retoques, matizações, etc. Sem contar o risco maior ainda de choque químico em caso de procurar profissionais nada profissionais ou querer fazer tudo sozinha em casa, tipo querer alisar/relaxar e depois descolorir até ficar loira, etc. Aí é brincar mais de perto com o perigo, rs.
Atualmente, eu estou com o cabelo preto e faço matizações, mas nada comparado com as necessidades de um cabelo descolorido e loiro platinado, ou um com alisamento e loiro, por exemplo.
Acha que acabou? Calma que ainda tem mais, rs.
Muitas vezes, os cabelos alisados e relaxados precisam de mais “cortes”, nem que seja apenas um corte bordado para tirar pontas duplas e afins que a gente sabe que, ainda que cabelos sem química também sofram, os quimicamente tratados sofrem bem mais.
A não ser que, mais uma vez, você só queira tirar o volume ou os cachos do seu cabelo e não queira fazer mais do que isso. Daí sim o relaxado e/ou alisado dá menos trabalho mesmo! Só não acho que ficaria mais barato de qualquer forma, rs.
E para você, qual cabelo é mais fácil e qual cabelo é mais caro de cuidar: relaxados, alisados ou cacheados e crespos?
Para mais dicas úteis e inéditas, não deixe também de seguir no Instagram – Youtube – Facebook. Até!
Deixe seu comentário ou dúvida: