O povo brasileiro adora meter umas palavras em inglês no meio das coisas, não é mesmo? Daí se você é bom apenas no português, fica com aquela dúvida sobre se realmente entendeu ou não o significado do termo, né?
Calma que hoje você entenderá tudinho sobre essa palavra tão usada por quem ama, ou está começando a melhorar, os cuidados com a pele.
O que significa o termo Skincare?
Se estivéssemos na aula de inglês, a professora falaria que, em sua tradução literal para o bom e velho português, significa cuidados com a pele.
Agora ficou fácil, não é mesmo?
E o que significa ter uma rotina de Skincare?
Significa manter os cuidados diários, semanais, ou mensais a depender do que a sua pele precisa e/ou você deseja para a mesma no momento.
Ou seja, se sua pele for oleosa, você comprará produtos específicos para ela. Se for seca ou mista, seguirá a mesma lógica, e por aí vai.
Tudo em prol do equilíbrio da mesma, tendo assim uma cútis muito mais bonita e viçosa, que é o que todos os homens e mulheres (e por mais preguiça que tenham) querem, concorda comigo?
Alguns cuidados de Skincare são universais
Ainda que, como dito anteriormente, cada tipo de pele peça um tipo de cuidado em específico, alguns outros são universais, tais como:
- Uso diário de protetor solar
- Hidratar
- Umectar
- E até mesmo esfoliar a sua pele.
Proteção solar na rotina de Skincare
O protetor solar na rotina de cuidados com a pele favorece não só que você não envelheça precocemente, como também diminui drasticamente as chances de queimadura solar e até mesmo de câncer de pele.
Há também quem diga (e eu pessoalmente concord0) que se você pudesse usar apenas um produto em sua pele, que esse produto deveria ser o protetor solar, visto que a prevenção é sempre o melhor remédio quando se trata de ter uma pele o mais jovem possível, bem como protegida dos danos causados pelo sol.
Hidratar e umectar na rotina de Skincare
Ainda que quem tenha a pele seca costuma ter mais mente aberta quando se tratar de hidratar e repor lipídios/umectar/nutrir a pele, quem tem pele mista ou oleosa (eu aqui!) também não só pode, como deve hidratar e umectar a pele, inclusive para não sofrer com o efeito rebote ao retirar toda a oleosidade da mesma e ela acabar produzindo até mesmo mais sebo.
Eu, por exemplo, tinha a pele muito mais oleosa do que tenho hoje em dia. E tudo que mudei foi que, fora ter e manter os cuidados básicos de Skincare, atualmente não tenho medo de acrescentar alguns óleos nessa rotina, tal como o de rosa mosqueta, nem de hidratar a minha pele.
- Veja os benefícios do óleo de rosa mosqueta para a pele.
- Tem também a resenha do Sérum Rosa Mosqueta da Max Love
Ah, também vou deixar essa receita caseira contra poros dilatados que ensinei no vídeo abaixo:
Claro que, fora ter que escolher um produto que se adapte melhor a você e a sua pele, todo óleo deixa a pele oleosa na hora que você passa, mas passando o óleo certo, fica só nesse momento mesmo. No outro dia (uso antes de dormir), você lava seu rosto com um sabonete para seu tipo de pele e arrasa.
Eu também amo azeite de oliva, mas nem todo mundo que tem a pele parecida com a minha gosta. Na dúvida, teste como fica em você e tire suas próprias conclusões. E, claro, ainda que eu ame uma receitinha caseira, também converso sempre com o meu dermatologista. E tudo bem que ainda não encontrei o dermatologista TOP da minha vida, mas continuo tentando e pedindo opiniões para assuntos que obviamente ele entende muito mais que eu.
Outros cuidados necessários e universais são limpar e tonificar a pele
E isso também vale para qualquer tipo de pele, visto que remover impurezas e tonificar deixa qualquer cútis mais bonita. E aí, mais uma vez, é só comprar produtos que prometem esse tipo de ação em específico para o seu tipo de pele, ou para o benefício que você está precisando mais no momento.
Esfoliar a pele também ajuda a manter a saúde da mesma
Aqui no blog já tem um post sobre os benefícios de esfoliar a pele do rosto, corpo, e até mesmo do couro cabeludo, mas a esfoliação basicamente retira células mortas enquanto estimula a renovação celular, bem como ajuda a cútis a reter melhor os nutrientes que você passa nela.
Só não faça demais, a fim de não agredir a pele (eu pessoalmente gosto de esfoliar o rosto de 15 em 15 dias e o corpo no máximo uma vez por semana). Quem tem a pele oleosa ou muito espessa às vezes gosta de fazer um pouco mais. Só mais uma vez, não exagere!
Se você estiver com acne ou dermatites em geral, converse com seu dermatologista antes de fazer a esfoliação, visto que como o próprio nome já sugere, é um processo um pouco mais profundo e que literalmente “dá uma leve ralada na área”, rs.
Tem aqui uma receita caseira e natural que você pode usar para esfoliar não só a pele, como o couro cabeludo. Se você não gostar do óleo de coco para o seu tipo de pele em específico (tal como falei sobre o caso do azeite de oliva, nem todos gostam do óleo de coco também), troque por algum outro óleo 100% vegetal de sua preferência.
E é isso, ficou alguma dúvida? E qual é o cuidado com a pele que você não abre mão?
Para mais conteúdos inéditos, acompanhe também no Instagram – Youtube – Facebook – Tik Tok
Deixe seu comentário ou dúvida: