Você é daquelas que, quando tenta trocar o produto ou marca que você já usa para tratar seu cabelo, sente que ao invés de trazer um resultado legal, fica tudo pior, como se seu cabelo só gostasse daquele produto ou daquela marca específica? Tanto que já faz anos que você compra sempre aquele mesmo shampoo, mesmo condicionador? Ou ao menos sempre tudo da mesma marca?
Ainda bem que você chegou aqui, porque além de isso do cabelo “gostar só daquela marca” ser falso, não é nada saudável para ele, mesmo que você não perceba.
Mas calma que a gente vai entender porque esse tipo de coisa acontece e como resolver. Bora lá?
Por que meu cabelo só dá certo com um tipo de produto?
Essa “sensação” de que seu cabelo só gosta de um produto ou marca pode acontecer principalmente pelo seguinte fator: o produto em específico possui justamente os componentes que seu cabelo está mais precisando no momento.
Eu, por exemplo, costumava achar que meu cabelo só precisava de produtos hidratantes, que tudo girava em torno da hidratação. Aí, quando de repente testei um produto à base de óleo (no meu caso foi o Óleo Extraordinário da L’Oréal), deu super certo, tanto que comecei a pensar que meu cabelo só gostava daquele óleo e de mais nenhum outro, e por aí vai…
Pois bem, qual foi a lição que eu tirei disso? Aprendi que meu cabelo estava precisando era de componentes nutritivos e umectantes, ou seja, óleos vegetais ou produtos à base de óleos como máscaras nutritivas, etc. E não que seria apenas aquele óleo da L’Oréal. Tampouco meu cabelo precisava apenas de hidratação, porém, na época ainda não entendia direito para o que servia um cronograma capilar e nisso me iludia que só um produto poderia ser de fato suficiente para o meu cabelo. Afinal de contas, “ele só se dava bem com Carlinhos, não com o Alfredo” e eu ainda falava que meu cabelo era muito exigente e seletivo, rs.
Pra resumir, funciona assim: enquanto seu cabelo precisar daqueles componentes, ele gostará daquele produto, simples assim.
Mas e quando o cabelo já usou tanto um produto que ficou acostumado?
Isso é bem provável de acontecer caso você use o mesmo produto por muito tempo. Ou seja, aquele produto que você amava por tanto tempo, de repente começou a não fazer mais “efeito” e seu cabelo não melhorava, não ia adiante e além, sabe?
A lógica é a mesma dita anteriormente: seu cabelo cabelo já saturou daqueles componentes e agora precisa de outros para se manter saudável.
- Tem um post aqui no blog só sobre o fato do cabelo se acostumar com os produtos.
E existe marca melhor que outra para o meu cabelo?
A resposta certa é sim e não, rsrs. Sim, porque realmente existem marcas que capricham mais na formulação, colocando mais componentes e em maior quantidade que outras marcas. E não, porque muitas vezes seu cabelo não precisará de tanto componente assim, sendo necessário apenas usar o produto que traga aquilo que seu cabelo precisa no momento.
Por isso é tão importante ter um cronograma capilar, que é uma agenda de tratamento em que você supre todas as necessidades do seu cabelo, sendo elas basicamente hidratação, nutrição e reconstrução. Nisso os produtos acabam não precisando ser apenas de uma marca, mas sim produtos com uma composição necessária para o seu cabelo no momento. Que claro, também podem ser da marca que você sempre compra, ou não!
Lu, o que posso fazer então para resolver isso?
Primeiro de tudo, é legal você reparar quais os produtos que você tem em casa e que “dão certo” no seu cabelo. Separe eles e olhe o rótulo para ver os componentes. Veja se existem componentes comuns entre eles. Esses seriam aqueles componentes que você pode procurar em outros produtos, entende?
No meu caso, eu reparei que meu cabelo gosta muito de babosa (Aloe Vera) quando precisa de hidratação, D-pantenol quando precisa de mais brilho, e assim vai. Só que não é regra, mas apenas uma tendência, pois tal como dito, é bom sempre variar os componentes no fio, sabe?
Mas como saber do que meu cabelo precisa, afinal?
Quando você estiver fazendo seu cronograma capilar, você conseguirá detectar o que ele precisa com mais facilidade. Por exemplo, se seu cabelo costuma ter aspecto ressecado, é comum ele gostar mais de produtos com componentes hidratantes. Já se seu cabelo é frizzado e desalinhado, ele pode gostar mais de produtos com componentes nutritivos e umectantes. Cabelos quimicados e fracos gostam de produtos com componentes reconstrutores, sacou? Só que nunca pode ser uma coisa só, visto que a saúde do cabelo acontece quando todas as etapas do cronograma capilar estão em dia. Só que não tem como deixá-las em dia se você só fizer apenas uma e nunca fizer as outras.
- Veja o post completo sobre como saber se seu cabelo precisa de hidratação, umectação ou reconstrução.
Ah, se quiser ver mais detalhes diferentes sobre o assunto, dá o play no vídeo abaixo:
E é isso, espero que esse conteúdo tenha sido útil! Para mais dicas inéditas, dá uma olhada nas redes Instagram – Youtube – Facebook.
Deixe seu comentário ou dúvida: