Quando a gente começa a cuidar melhor da limpeza e da saúde da nossa pele, nos deparamos com um mundo de produtos e possibilidades, não é mesmo? Então, para te ajudar a entender um pouco mais sobre o assunto, bora ver qual a diferença entre tônico e adstringente e qual deles é o melhor para o seu caso 😉
Qual a diferença entre Tônico e Adstringente?
Tanto o tônico quanto o adstringente são usados na segunda etapa da sua rotina de cuidados com a pele (skin care, se quiser parecer chique, rsrs). Ou seja, eles devem ser usados logo após lavar o rosto com água e sabonete facial, e antes do creme hidratante ou filtro solar.
A seguir você entenderá as principais características de cada um deles e no que são diferentes:
Tônico
O tônico, ou tônico facial, tem como função a limpeza profunda, desentupindo os poros e equilibrando o pH da pele (que fica desequilibrado após a lavagem do rosto. Ainda mais com a água que sai dos canos que não costuma ser das melhores para a pele).
Adstringente
Já o adstringente, que também pode ser chamado de tônico adstringente, possui as mesma funções do tônico tradicional, porém, ele age com um foco maior no combate à oleosidade e à produção de sebo, o que ajuda bastante a secar acnes e espinhas. Nisso você já pode perceber que ele é o queridinho de muita gente que tem a pele oleosa.
- Veja também um post completinho sobre a diferença entre tônico facial, água termal e água micelar pra a pele.
Quem deve usar o Tônico e o quem deve usar o Adstringente?
Agora que vimos a diferença entre eles, dá para concluirmos que o tônico tradicional é o mais indicado para pessoas com a pele mais ressecada, enquanto o adstringente é o mais indicado para peles mais oleosas.
Já quem tem pele normal pode fazer uso de qualquer um deles, apenas cuidando para não abusar do adstringente, para não ficar com aquela sensação de pele “repuxada”, sabe? Lembrando que, independente do seu tipo de pele, é fundamental sempre mantê-la hidratada. Inclusive se ela for oleosa, afim de não dar o tão famoso efeito rebote.
- Entenda mais sobre efeito rebote e os mitos e verdades sobre a pele oleosa.
E por hoje é isso! Espero que esse post tenha sido útil pra você e, para mais dicas inéditas, segue nas redes: Instagram – Youtube – Facebook.
Deixe seu comentário ou dúvida: