Quem diria que um simples tempero de salada poderia ser tão poderoso para a nossa saúde, pele, cabelo e demais vantagens, não é mesmo? Você sabia que até a emagrecer ele pode te ajudar? Vem comigo que você entenderá os principais benefícios do vinagre de maçã para a saúde.
Vinagre de Maçã Orgânico é melhor que o Vinagre de Maçã comum?
Antes de mais nada, vale a pena falarmos sobre o tal do Vinagre de Maçã orgânico. Não sei se você já viu desses por aí, já que eles costumam ser vendidos em lojas de produtos naturais, ao contrário dos vinagres comuns que são vendidos nos mercados.
A diferença maior entre os dois é o fato de o vinagre orgânico ter muito, mas muito mais nutrientes, fibras e propriedades benéficas à saúde do que o vinagre comum. E outra, o orgânico é livre de agrotóxicos, enquanto o comum é cheio deles, rsrs.
Você também consegue perceber que o Vinagre de Maçã orgânico costuma ter uma cor bem mais forte, enquanto o vinagre comum é quase transparente. Isso acontece porque o vinagre comum passa por um processo de filtragem, o que resulta em um vinagre com bem menos nutrientes. Alguns orgânicos também são mais claros (infelizmente), mas ainda assim são orgânicos!
Resumindo, a resposta é sim, o Vinagre de Maçã orgânico é muito melhor. Na verdade, deveria ser o único a ser usado sempre. Pena que é mais caro, mas vale muito a pena.
Benefícios do Vinagre de Maçã para a Saúde
O Vinagre de Maçã é tão poderoso, que você pode usar até direto na pele ou nos cabelos, para aproveitar tudo o que ele tem a oferecer:
- Veja os benefícios do Vinagre de Maçã para a pele, e os benefícios do Vinagre de Maçã para o cabelo.
Agora, quando consumimos o vinagre na alimentação, ele traz os seguintes benefícios para a nossa saúde:
Previne o envelhecimento
Ele é cheio de propriedades antioxidantes, que combatem os radicais livres e previnem o envelhecimento das células. Ou seja, é um poderoso antienvelhecimento natural.
Ajuda a emagrecer
É isso mesmo que você leu, ele realmente te ajuda a emagrecer.
O Vinagre de Maçã proporciona saciedade – te fazendo comer menos – melhora a absorção de gorduras, reduz os picos de insulina e os níveis de glicose no sangue. Inclusive, existe um estudo da Universidade do Arizona que mostrou que as pessoas que tomaram duas colheres de sopa de vinagre antes das refeições, perderam em média 2 quilos em 1 mês.
Mas não abuse, ok? Ele funciona como uma academia: você malha, mas não adianta depois se entupir de doces, pizzas e lasanhas esperando que ele faça tudo sozinho. Ele é apenas um complemento que te ajuda a potencializar suas metas de saúde e de dieta, ok?
Melhora a digestão e o trato gastrointestinal
Devido o fato de ser fermentado e rico em enzimas, ele ajuda na digestão dos alimentos, principalmente se for aquela churrascada ou feijoada que nem sempre caem bem.
E o fato de ter propriedades antibióticas ajuda a regular o trato gastrointestinal.
Mantém as articulações saudáveis, prevenindo a câimbra
O vinagre consegue melhorar as articulações rígidas, pois elimina alguns cristais que se formam nessas áreas, melhorando os movimentos e prevenindo a câimbra.
Previne o diabetes
O ácido acético contido no vinagre ajuda a estabilizar os níveis de açúcar no sangue. Ele inibe a ação de enzimas que, sem o vinagre, absorveriam muito mais açúcar e amido no organismo.
E isso é só para dizer alguns. No rótulo da embalagem do meu Vinagre de Maçã orgânico você encontra isso, olha:
Sinistro, né não? Rsrs. Esse é da marca Catarina, e só não recomendo muito porque ele é daqueles mais claros que disse no início desse post =(
Qual a quantidade ideal de Vinagre de Maçã que devo consumir?
A quantidade mais recomendada pelos médicos é a de 1 a 2 colheres de sopa por dia. Aí pode ser na salada, no tempero de carnes ou até tomando junto com um copo de água uns 15 minutos antes das refeições.
Para quem o Vinagre de Maçã NÃO é recomendado
Devido ao fato do vinagre ser bem ácido, não é recomendado que pessoas com úlceras no estômago ou outros problemas gástricos consumam o tempero. Pois pode acabar piorando de vez o problema.
O melhor é primeiro tratar e se curar, para só então aproveitar os benefícios do Vinagre de Maçã, beleza?
E hoje eu fico por aqui. Espero que tenha curtido e, se quiser mais dicas e conteúdos inéditos, vem me ver nas redes: Instagram – Youtube – Facebook.
Deixe seu comentário ou dúvida: