Quando a gente começa a cuidar melhor dos nossos cabelos, é comum aparecer tantas dúvidas que até desanima, não é? Uma delas é se devemos usar o condicionador antes ou depois da máscara de tratamento. Mas não desanima não! Vale a pena demais, porque a cada conhecimento novo que você aprende, você já enxerga a diferença que faz na saúde e beleza do seu cabelo.
Condicionador antes ou depois da Máscara de Tratamento – qual a ordem correta dos produtos?
Na hora de lavar o cabelo, os 3 produtos básicos para o tratamento são: shampoo*, condicionador e a máscara ou creme de tratamento com a função que você escolheu (máscara nutritiva, creme de hidratação etc).
- *Se você quiser se aprofundar mais ainda, pode ver como lavar e tratar o cabelo sem o uso do shampoo, usando técnicas No Poo e fazendo Co-Wash, respectivamente.
Com os 3 produtos em mãos, é hora de usá-los na ordem em que vão proporcionar o melhor resultado para os cabelos.
Veja a seguir a ordem correta de usar os produtos e o motivo por trás:
1. Shampoo
Primeiro de tudo, lava o cabelo com shampoo, do jeito que você sempre fez, nada de diferente aqui.
Porém, é válido dizer que você deve evitar passar o shampoo no comprimento dos fios, focando apenas na raiz e no couro cabeludo, ok? Caso contrário, o comprimento e as pontas podem ficar com um aspecto mais ressecado, além de ajudar a espigar mais ainda suas pontas, caso já estejam danificadas.
Isso acontece porque a oleosidade natural do couro cabeludo tem dificuldade em chegar ao comprimento do fio, principalmente em cabelos cacheados e crespos. Por isso, quanto mais longe da raiz, mais “sem oleosidade” é o cabelo. E é aí que, por não ter muito o que limpar, o shampoo caba agredindo essas partes dos fios.
2. Máscara de Tratamento
Respondendo à pergunta principal desse post: a máscara de tratamento vem antes do condicionador, e logo após o shampoo.
Sabe por que essa é a ordem correta? Porque o shampoo tem componentes que abrem as cutículas dos fios, ou seja, os cabelos ficam com as “escamas” abertinhas, o que facilita tanto a entrada quanto a saída de água e nutrientes.
Um cabelo com as cutículas abertas tende a ser mais ressecado e a ter mais frizz, pois os fios ficam ásperos e com facilidade em perder umidade e nutrientes.
Mas não se preocupe, o fato do shampoo ter aberto as cutículas dos fios é usado ao nosso favor, pois como eu disse antes, além de ser mais fácil sair, também é mais fácil entrar nutrientes, entendeu?
É por isso que a hora perfeita de usar a máscara de tratamento é agora, aproveitando os fios com as cutículas abertas, fazendo com que o cabelo receba bem todos os ativos do creme.
E, por fim…
3. Condicionador
Agora sim, é hora do condicionador. Lembra que abrimos as cutículas com o shampoo e tratamos o fio com a máscara, correto?
Pois então vamos fechar as cutículas, para que os nutrientes e a umidade não saiam com facilidade de dentro dos fios, mantendo o cabelo mais saudável.
E como fechamos as cutículas? Com o condicionador, claro, rsrs.
O condicionador, além de fechar as cutículas, também dá aquela “desmaiada” a mais nos fios, facilitando o desembaraço e deixando o cabelo mais macio. Mas eu, por exemplo, prefiro desembaraçar na hora do tratamento, acho mais fácil.
Inclusive, se você tiver cachos, tem o tutorial completinho e bem explicado sobre como desembaraçar sem quebrar o cabelo inteiro aqui:
Mas Lu, existem exceções quanto a essa ordem?
Com certeza sim, inclusive existem máscaras que já funcionam também como condicionador, no sentido de já selarem bem as cutículas, fazendo assim o condicionador ser um pouco mais opcional. Mas, esse tema fica para outra postagem, rsrs. Caso queira, é só me pedir aqui nos comentários, ok? Hoje quis conversar apenas sobre a regra geral afim de que você não se confunda.
E é isso! Espero que tenha curtido esse conteúdo e que agora você esteja mais empolgada em aprender cada vez mais sobre os cuidados com nossas madeixas. Falando nisso, se quiser mais dicas legais e exclusivas, me segue nas redes: Instagram – Youtube – Facebook.
Deixe seu comentário ou dúvida: