Seu cabelo está caindo a rodo? Tá até com medo de ficar careca e não ter mais nem um fio para contar história? Ou está até mesmo cheio de buracos na cabeça, os popularmente chamados ninhos de passarinho?
Já temos aqui um post bem explicadinho falando sobre os tipos de Alopecia (queda de cabelo). Porém, no post de hoje, nem vou falar sobre nada técnico (quem quiser leia lá, tá?), mas sim possíveis causas e como tratá-las.
Se você não se identificar com nenhuma causa, ou tentar as dicas e nenhuma funcionar para você, não deixe de procurar um médico dermatologista. Não espere ficar com a autoestima capilar destruída (caso você se importe muito em ter o cabelo longo, ou até mesmo em ter cabelos, seja de qual tamanho for) para procurar ajuda.
Na verdade, se você puder já agendar sua consulta hoje enquanto lê as dicas, já fica uma “garantia mais garantida” ainda, não acha?
Vamos lá. começando pelas causas óbvias, mas não tão óbvias assim e partiu seguir a lista:
1. Você teve alguma doença por esses tempos?
Se você colocar relatos na internet, ainda mais nesse tempo difícil em que estamos passando, seja por causa da pandemia, dos problemas financeiros, do estresse, da depressão, da ansiedade, entre outros problemas que podem acabar não só piorando possíveis doenças que você teve (imunidade abaixa mais ainda, dai já viu, né?), como também o corpo pode acabar por deixar de mandar nutrientes para partes “menos vitais e importantes” do organismo, o que pode implicar em cabelos e unhas mais fracos. Ou seja, para cair, é daqui pra ali, né?
Se você for da área da saúde, me corrija se eu estiver enganada, mas nunca me esqueci que em uma aula de biologia (ou foi de química? Faz tanto tempo!) aprendi que, quando estamos doentes, ainda mais quando a gente “baqueia”, os primeiros a sentir são as unhas e os cabelos, justamente por não serem tão importantes quanto nossos órgãos vitais, por exemplo.
Ouvi isso faz muitos anos, mas até hoje faz sentido para mim. E mais ainda depois de ler tantos relatos de pessoas que ficaram doentes e reclamam da quebra e da queda capilar.
Se você se identificou com isso, volte ao seu médico, peça suplementos alimentares/vitaminas e, claro, não se esqueça de, mais do que nunca, manter sua alimentação em dia. Com bastante fruta, verdura, enfim, comida de verdade. Você verá o quanto isso faz diferença não só na sua disposição e saúde, como também na saúde dos seus fios.
Ah, e não se esqueça também da água! Mas isso você já sabe, só não se esqueça mesmo, rs.
2. Couro Cabeludo entupido
É comum que cabelos mais lisos produzam mais oleosidade, o que, se não cuidar, pode acabar entupindo os folículos pilosos e impedindo os fios de se desenvolverem, o que pode causar a queda.
Claro que nós cacheadas também podemos reter uma oleosidade que faz mal ao nosso couro cabeludo, porém, a reclamação da oleosidade exagerada vem principalmente de quem tem cabelo liso. Então, se você cacheada, crespa, ondulada ou lisa e também passa cremes que não podem ser passados no couro cabeludo, aí que entope mesmo!!
Daí pensa, se seu couro cabeludo não conseguir respirar bem, é como se ele ficasse asfixiado e é claro que a saúde dos fios será prejudicada. Podendo causar não só a queda, como também aquele cabelo mais feio e sem vida no geral, sabe?
Se é assim:
3. Capriche nas massagens capilares e faça esfoliação capilar mensalmente
Tem gente que diz que foi indicado fazer esfoliação capilar de 15 em 15 dias também, daí vai do seu problema e do seu cabelo. Só não exagere, pois como o próprio nome já diz, se trata de uma esfoliação. Ou seja, algo que estimulará a renovação e a limpeza da área, e que se for feita em excesso, pode acabar agredindo e danificando ao invés de ajudar.
4. Não sabe o que é esfoliação capilar?
- Se quiser saber tudo sobre isso, veja o post o que é esfoliação capilar. Mas, a seguir eu te dou um resumo e uma dica 😉
Existem produtos próprios para isso, mais seu respectivo modo de uso em casas de cosméticos. Porém, se a verba está curta, ou você ama uma receitinha caseira como eu amo, tem no vídeo abaixo uma esfoliação capilar com café (que dá para usar no rosto também) + dicas de uso e de como esfoliar o seu couro cabeludo:
Só cuidado que, se não enxaguar bem, pode ficar resíduos de café no seu cabelo. Eu não me incomodo desde que meu cabelo fique bonito, mas como tem gente que se incomoda (inclusive com o cheiro), então é bom avisar.
5. E quanto à massagem no couro cabeludo?
Essa você pode e deve fazer sempre que passar seu shampoo ou demais tratamentos que envolvem passar no couro cabeludo.
Então, com seus dedos mesmo, você irá naturalmente massageando o seu couro cabeludo, sem muita força e em movimentos circulares.
Para fazer a massagem, me ajuda muito colocar um pouco de água no shampoo, pois o produto + água ajudam a escorrer melhor pela área, facilitando assim a minha massagem.
Sem contar que essa dica de colocar água no shampoo é de salão e possui outros benefícios fora ajudar na massagem capilar, caso você queira ver no vídeo abaixo:
No mais, é tentar sempre levar uma vida saudável, sem estresses extras e preocupações desnecessárias, pois como você sabe, fora prejudicar a saúde dos seus fios, pele, unhas e tudo mais, a vida é curta e temos que de fato selecionar o que vale o nosso estresse.
Assista também ao vídeo sobre causas da quebra capilar, que ainda que não seja a mesma coisa que a queda capilar, ajuda muito a complementar a ideia do conteúdo apresentado aqui:
E também a resenha do creme de pentear Elseve Longo dos Sonhos que promete salvar os últimos 3 cm do seu cabelo ao evitar a quebra e as pontas duplas, duas grandes inimigas de quem quer ter o cabelo longo:
Se tiver mais alguma dica, compartilhe! E se quiser mais conteúdos inéditos, bem como avisos quando algo novo sair, acompanhe também no Instagram – Youtube – Facebook.
Deixe seu comentário ou dúvida: