Até pouco tempo atrás, pouco se falava sobre o tal do Esqualano. Porém, esse componente cosmético tem ganhado muita notoriedade pelo seu alto poder de tratamento e cuidado com a pele. Ah, e também pela sua forma sustentável de extração, sendo considerado um cosmético “limpo”.
A seguir, vamos entender o que é, da onde vem e quais os benefícios do Esqualano para a nossa pele:
O que é Esqualano?
Esqualano é o queridinho da indústria cosmética quando se fala em cuidados com a pele, principalmente na parte de hidratação e antienvelhecimento.
É um óleo natural poderoso, que pode ser encontrado em animais, vegetais, e até mesmo na pele humana. Porém, conforme vamos envelhecendo, nossa pele vai diminuindo a produção de esqualano, o que faz com que seja super bem vindo o uso desse óleo de forma cosmética.
Antigamente, o esqualano para cosméticos era extraído do fígado de uma espécie de tubarão, o que era péssimo. Felizmente essa prática já foi abolida. Hoje em dia o óleo é extraído de fontes vegetais, podendo ser amêndoas, azeitonas, cana-de-açúcar e até mesmo do farelo de arroz!
Ou seja, graças a essa inovação, hoje em dia é possível fazer um produto vegano e não testado em animais com esqualano na composição. Inclusive, existe a resenha de um da sérum da Max love aqui no blog.
Esqualano é mesmo o melhor hidratante de pele do momento?
É bem comum ver por aí o esqualano sendo exaltado como o melhor hidratante de pele do momento… Se é verdade, eu não sei, até porque também depende do gosto pessoal de cada um. Mas que ele é poderoso, sim, isso é um fato! Tanto que podemos ver o reflexo disso no seu preço, que não é muito barato, não.
O esqualano 100% pode ser encontrado desde 70 reais (12 ml), até 340 reais (200 ml).
Esqualano ou Esqualeno? Qual a diferença?
Já percebeu que alguns lugares dizem esqualeno, ao invés de esqualano?
Apesar do nome super parecido e eles terem as mesmas funções (hidratar e proteger a pele), existe sim uma diferença entre eles, que é a seguinte:
Esqualeno, com E, é o nome do óleo in natura que existe na natureza e na nossa pele. É ele (o esqualeno) que é extraído, hidrogenado e então transformado em esqualano, com A.
Podemos dizer então que o esqualano que usamos como cosmético é o esqualeno pronto para o uso, entende?
Esse processo é necessário porque se fôssemos usar o esqualeno direto da fonte, esse óleo oxidaria rapidamente quando exposto ao ar, e assim perderia os benefícios. Falando em benefícios…
Benefícios do Esqualano para a pele
Os principais benefícios do esqualano para a pele são:
- Hidrata a pele na hora, devido à alta absorção;
- Acalma e reduz irritações;
- Regenera as células, deixando a pele mais firme e prevenindo o envelhecimento;
- Controla a oleosidade e diminui os poros dilatados.
Resumindo, praticamente tudo de bom para a nossa pele! Principalmente para quem já passou dos 30, não é mesmo?
E é isso! Espero que tenha curtido. Para mais conteúdos inéditos e diferentes, acompanhe nas redes: Instagram – Youtube – Facebook.
Deixe seu comentário ou dúvida: