Mais uma entrevista com uma leitora dividindo o que aprendeu com a gente. Dessa vez, a Noelle, uma mamãe de primeira viagem que, tal como você que parou aqui nessa postagem, deve ter tido muitos problemas e dúvidas sobre como lidar com a maternidade.

  • PS: Lembra que esse é um papo impessoal de uma mãe com vocês. Ou seja, não altera e não compete com a necessidade de conversar sobre tudo isso com seu médico. Afinal de contas, ter filho é coisa séria e queremos o melhor para as crianças.

Ah, e se tiver algo para acrescentar que funcionou ou não para você, compartilhe nos comentários, tá? A ideia aqui é aprender e trocar experiências, não dar verdades absolutas.

Então vamos lá, tudo começou quando eu perguntei lá nos stories do @pergunteaumamulher (debatemos muito por lá e você está convidada) a seguinte questão: como fazer o bebê dormir a noite toda?

E aí a Noelle foi dando tantas dicas legais, que achei legal deixar registrado aqui com algumas adaptações. Bora para o nosso papo:

Como fazer o bebê dormir a noite toda?

Noelle: Segredinhos de mãe.. É simples.. É uma questão de condicionar o bebê a uma rotina..

Luiza: Mas como seria essa rotina? Visto que muita mãe que passa por isso, provavelmente não sabe dela.

Noelle: Durante o dia o bebê tem que dormir, pois está na fase de desenvolvimento, então temos que dar as mamadas nos horários certos.

É errado dizer: “deixa ele se cansar que a noite ele dorme”. Pelo contrário, isso deixa o bebê estressado.

A melhor dica que recebi e peguei de primeira é perceber quando o pequeno está com sono (nada de fazer tabela de sono. Não precisa disso. Tem que treinar a sua observação mesmo).

Percebeu aquela horinha da noite? O ideal é promover logo um ambiente calmo, aquela meia luz no quarto, e deixar ele mamar bem, a mama toda, pra chegar no leitinho gordo.. rs. Põe para arrotar e deixa ele na caminha. Afinal, quem fica de barriguinha cheia dorme bem.

Luiza: Mas fazer se cansar sempre estressa o bebê?

Noelle: Na verdade, pode ocorrer o efeito vulcânico.. A criança não consegue dormir, pois é liberado mais adrenalina no corpo dele pelo fato de não tirar as sonecas do dia.. Daí ela fica estressado e mais tempo acordado, rs.

No adulto é diferente.. Eu durmo com o cansaço. No caso do bebê, como é fase, tem que deixar dormir. Além do mais, eles terem uma boa rotina de sono faz fortalecer a imunidade. Ficam mais resistentes a gripes, resfriados e desenvolvem bem.

Luiza: E quais eram as dúvidas que você mais tinha e que agora você não tem mais?

Noelle: algumas do tipo Dormir, arrotar, dar de mamar, cólicas de bebê… No início veio um certo desespero.. “Um bebê em casa! Oh meu Deus, e agora?!?!?!”

A dúvida maior era sobre a dormida. Eu não dormia no início.. Eu penei.. Acordava exausta! Ele só dormia mamando. Me perguntava se era normal.

Eu acabava dormindo tarde, porque queria ver se ele estava respirando (acho que toda mãe passa por isso) e arrotar era um problema. Eu ficava meia hora com ele no colo (o braço caía e ele não arrotava rsrs). Eu ficava pra chorar, com medo de ele gorfar, se engasgar, vomitar e eu dormia mal.

Comecei então a ver vídeos e pesquisar sobre minhas dúvidas.

Como fazer o bebê arrotar?

como fazer o bebê dormir a noite toda - noelle loyanna e seu bebê

Descobri que basta deixar ele de 5 a 10 minutos no braço na posição vertical. Se ele não arrotar, deita ele. Então ele vai dar sinais: se mexer e se agoniar. Então, é só pegar ele na posição vertical, ou até meio sentadinho, e é certo, ele vai arrotar. Se eu soubesse isso desde o início, eu não teria sofrido tanto.

Lembrando que só é seguro dormir quando tiver certeza que seu bebê arrotou. Do contrário, ele pode se engasgar e você ter problemas.

Como lidar com a cólica do bebê?

Tem que ter um remedinho receitado pelo médico. Nada de medicar o seu bebê sem orientação médica. Supervisionar o bebê em algumas posições ajudam: sentadinho, ou deitado de qualquer um dos lados, para ele poder soltar os gases em forma de pumzinho.

Dá pra perceber as cólicas quando ver que ele tá com aquela barriguinha tipo um balão cheio de gases, e também massagens ajudam a aliviar as cólicas.

Como amenizar a formação das cólicas?

Não se deve trocar de mama na mesma mamada. Ele deve mamar até o final de uma mama que é o correto, até mesmo para poder tomar o leitinho mais nutrido que está no final da mama. Ao fazer isso, diminui muito as crises de cólica.

Meu bebê tem dois meses e não tem mais cólicas.

Por que o leite do final da mamada é tão importante?

O médico diz que no início da mamada tem umas bactérias que ajudam na digestão do leite. E se trocar de mama na mesma mamada (como dizem: 10 minutos de cada lado), ele torna a ingerir as bactérias, o que faz o organismo trabalhar loucamente na digestão, provocando as terríveis cólicas.

Se, porventura, ele secar a mama e ainda tiver fome, aí então pode dar a outra mama.

E sobre o soluço dos bebês?

Manter o bebê vestido, nem que seja com camisetinha e meia, ajuda a não ter frio (para lugares quentes, como aqui no norte pelo menos). Em lugares frios, é importante vestir o bebê com roupinhas adequadas.

Para o soluço, não precisa dar água, é só dar a mama e é o suficiente, pois segundo o médico, enquanto engolimos, não respiramos, pois seguramos o CO2 (gás carbônico) dentro do diafragma e pulmões. Por isso o soluço passa.

Como eliminar os gases dos bebês?

Tem que arrotar. Segure na posição vertical por uns 5 minutos, pode bater de levinho nas costas. Não arrotou? Deita o bebê, se ele se agoniar, pega de novo na mesma posição e é certo que vai arrotar.

Não dói deixar uma mama vazia e a outra cheia?

Não dói se fizer essa alteração entre as mamadas. Tipo, dar uma mama (a gente sabe que secou “toda” porque o seio fica molinho). Se ele tiver fome ainda e tiver já ido para o leitinho gordo da primeira, pode dar a outra.

O bebê pode morrer se deitar antes de arrotar?

Não morre não. Os pediatras dizem para pôr o bebê deitado de barriga para cima. Se ele vier a gorfar por conta de um arroto, ou mesmo vomitar, naturalmente ele vira a cabeça para o lado.

* Importante: deixe sempre o bebê dormir de barriga pra cima, isso diminui o risco de “morte súbita”, dizem os especialistas.

Mas se ele dormiu e não arrotou, é importante atentar: ele começa a ficar agoniado na cama.. É só pegar ele no colo. Faço isso umas três vezes para garantir e só então eu durmo, rs. (o bebê pode arrotar mais de uma vez).

Se caso na mamada ele der um pumzinho, significa que o que seria arroto saiu em forma de flatulência, rs.

Pode fazer o bebê dormir na mama?

Isso condiciona ele a fazer isso sempre, e dá trabalho tirar.

Eu faço assim, dou de mamar. Quando vejo ele satisfeito, deito ele e deixo aquele clima bom para deixar deitado e relaxar na caminha dele.

O meu bebê no início queria dormir mamando… Para eu descostumar, fui percebendo os sinais de sono.. Quando ele queria mamar, eu dava o peito. Queria de novo, fazia deitada, já para tirar ele desse costume. Ele já tinha mamado muito e queria dormir mamando..

Então eu colocava deitadinho, dava o peito. Ele tava sonolento e logo eu tirava da boca dele, então, ele continuava a dormir.

Eu fiz isso várias vezes até perceber a sonolência dele.

Hoje eu dou de mamar, ponho pra arrotar e deixo ele.. E ele dorme que é uma beleza. Condicionei ele a isso.

Qual a melhor forma de relaxar o bebê?

Pelo menos depois que o neném mama, eu deixo no ambiente do quarto, calmo, limpinho e com aquela meia luz, que pode ser abajur ou luminária de tomada.. Uma vez que ele mamou e está sonolento, ele vai dormir que nem a gente mesmo. Apesar que, quando estão com sono, podem dormir onde for.

Claro que comigo nem sempre foi assim. No início ele queria dormir no peito. O pior é quando se acostumam a dormir sendo balançados (cai o braço de tanto balançar para criança poder dormir).

Resumo para as mamães de primeira viagem

Luiza: Então o resumo pro bebê dormir bem seria: dar bastante leite, dando o máximo possível de leite de um peito só para ele pegar o “leite mais enriquecido do final”, que também ajuda contra problemas intestinais e só na próxima mamada dar o outro lado, além de por pra dormir sempre nos mesmos horários (você não falou diretamente, mas deduzi ) junto com uma luz ambiente, é isso?

Noelle: Basicamente sim.

Estabelecer uma rotina para o bebê é o ideal

como fazer o bebê dormir a noite toda - bebê de noelle loyanna

Durante o dia, meu bebê tem a seguinte rotina:

  • 1 Banho, Mamadas, cochilos..
  • Quando chega a noite.. quando se percebe o sono chegando, aproveito pra dar mamar até ele se saciar, ponho para arrotar e promovo o ambiente bom pra ele dormir.

O bebê tem que ter hora para cochilar? Quantas vezes ao dia?

Não tem um horário específico. Percebi que ele tá sonolento, ponho ele para descansar. Ocorre geralmente após as mamadas.. Não sei ao certo quantas vezes ele cochila, rs.

À tardinha o meu filho fica mais acordado. Vai dar sono nele lá pelas 19 hs, aí ele dá um cochilo, acorda, interage com a gente.. Depois vem o sono de verdade, rsrsrs. Aí ele dorme umas 20:30 às 21 hs.

Por que tem tanta mãe que fala que cochilos tiram o sono do bebê?

Vai da rotina que a mãe estabeleceu, acredito. A idade da criança influencia também. Minha experiência de bebezinho agora, é essa..  Espero que os cochilos dele não atrapalhem futuramente.

Remédios naturais como chás etc ajudam no sono do bebê?

Sim. Eu Tomo chás.. Até porque é bom para o bebê (através do meu leite), inclusive para melhorar as cólicas.

Chá de hortelã e erva-doce são os que são mais recomendados.

Luiza: Mas e remedinhos naturais, você dá algum para ele? Ou só os da farmácia mesmo?

Noelle: Só da farmácia receitado pelo médico. No caso de vitaminas, e para gases e cólicas. Os naturais eu tomo para ir para o meu leite.

Luiza: Mais alguma dica que você queira passar para ele dormir melhor?

Noelle: Para as mães: Durmam junto com o bebê.. Senão a exaustão virá na certa. Ele vira nosso reloginho.

Luiza: Mas depois ele não fica “mal acostumado” e não atrapalha o relacionamento?

Noelle: Quando falo dormir junto, digo ao mesmo tempo, rs.

Luiza: Então é isso, muito obrigada pela entrevista e espero que ela ajude outras mamães que passam por esse problema!

Noelle: Obrigada Lu por me oportunizar a compartilhar um pouco da minha experiência de mãe. Cada dia com nossos filhos é único e cheio de descobertas.

Meu insta pra quem quiser me seguir e quiser conversar sobre o assunto: @noelle_loyanna.

Deixe seu comentário ou dúvida:

Ou, se preferir, comente aqui:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nenhum comentário ainda.