Colocar água no shampoo diminui ou não a eficiência do mesmo? Perde propriedades? Continua de fato limpando bem o couro cabeludo?

No post de hoje, vou tirar essas dúvidas não apenas com base no meu conhecimento e experiências pessoais, como também a partir de conversas que tive com cabeleireiros e profissionais da área, combinado?

Afinal de contas….

Pode colocar água no shampoo?

 

Não só eu já recomendei colocar água no shampoo, conforme o truque do vídeo abaixo que aprendi com uma cabelereira, como vários outros cabelereiros recomendam, ainda que claro, sempre existam exceções e, assim, gente que não recomenda que faça o mesmo.

Eu sou do time que acredita que ainda que existam shampoos hidratantes, restauradores, detox ou com qualquer outro adjetivo que seja, a maior função dos mesmos é limpar o couro cabeludo, deixando as outras, tais como hidratação, nutrição ou reconstrução para as máscaras capilares, boosts e afins.

Sendo assim, na minha experiência, a água não só não tira a eficiência do shampoo (ainda que claro, acabe diluindo um pouco os componentes), como ajuda a limpar melhor o couro cabeludo.

Te explico melhor no tópico abaixo.

Colocar água no shampoo não diminui os nutrientes do mesmo, limpando menos o couro cabeludo?

 

Depende do ponto de vista!

É claro que se você colocar água dentro do shampoo, o mesmo acabará tendo mais líquido por nutrientes, por assim dizer e por motivos óbvios.

Porém, se você se lembrar que a maior função do shampoo é a de limpeza, reparará também que por a água “afinar o mesmo”, isso acabará por facilitar a penetração do produto ao longo de todo o couro cabeludo.

Isso acontece pois o fato dele estar mais líquido (menos espesso), acabará por facilitar bem mais a passagem nos pormenores do couro cabeludo, do que quando o shampoo estava com a textura mais grossa.

Eu também concordo com a cabelereira que disse que, em geral, a água também acaba por deixar o shampoo menos agressivo, justamente por diluir mais as propriedades do mesmo.

Claro que tudo com bom senso e equilíbrio. Do contrário, você estará lavando o cabelo com água, não com shampoo, concorda comigo?

Por fim, na minha experiência nunca fez mal, muito pelo contrário. Sem contar que, tal como estava explicando no início desse conteúdo, o shampoo não tem como maior função tratar, mas sim limpar os fios.

Se é assim, não custa tentar dessa nova forma e ver como fica melhor para ti.

Ah, e nunca se esqueça de sempre massagear bem o couro cabeludo durante a lavagem, viu? Pois uma boa limpeza mecânica também é fundamental e vai muito além de colocar ou não água no shampoo.

Você já colocou água no shampoo? Me conte o que achou!

Veja como usar o shampoo em cabelos secos e ressecados.

Deixe seu comentário ou dúvida:

Ou, se preferir, comente aqui:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nenhum comentário ainda.