Você gostaria de ter um cabelo leve e sem peso? Ou pior, acha que ele fica pesado com facilidade? Esse é um tema que, quando vejo nos comentários das seguidoras em alguns vídeos que faço, com certeza gera muitas dúvidas, com direito também a muitos mitos e verdades.

Nisso, achei legal esclarecer ponto por ponto de coisas que fazemos que achamos que pesa o cabelo, mas na verdade não é bem assim. Outras que depende, outras que faz pesar mesmo, UFA, melhor já começar esse conteúdo logo!

A quantidade de creme nem sempre faz pesar mais ou menos o seu cabelo

 

Esse é um mito que vejo muitaaaa gente falar. A pessoa acha que se passar “muito creme”, o cabelo ficará necessariamente mais pesado, sendo que por experiência própria, depois de ter resenhado MUITOOOS produtos para vocês e que claro, você também concordará ao observar melhor no seu cabelo, existem alguns “poréns aí”:

1- O creme que é muito para o seu cabelo, pode estar em quantidade ideal para outra pessoa. Então, jamais meça pela sua régua, mas sim repare sempre no seu cabelo. Ou seja, no que é muito ou pouco para ele.

2- Depende da composição/proposta do produto.

3- Do seu tipo de fio (Fino? Grosso?) e quantidade de cabelo.

4- E também dos outros tratamentos que você andou fazendo.

Por exemplo:

Fez muita umectação (mais do que o seu cabelo precisa por semana), saturou de óleo (lembrando que o que é muito para outro cabelo, pode não ser para o seu) e depois ainda foi lá e passou um creme de pentear nutritivo, ao invés de um mais leve e hidratante, por exemplo?

Aí claro que isso aumenta as chances do seu cabelo ficar mais pesado.

Mas fazer umectação não deixa sempre o cabelo mais pesado, Lu?

 

Geralmente sim, mas nem sempre!

Vou dar um exemplo bem prático que acontece no meu cabelo, e olha que ele é fino!

Se eu passo apenas uma fina película ao longo de todo o meu cabelo e deixo agir por pelo menos 8 horas (aí tem que ser óleo 100% vegetal, tá?), lavando como o de costume apenas no outro dia e finalizando com um creme de pentear levinho e hidratante, dificilmente ele pesa a ponto de incomodar (ainda que a umectação por si só já tenda a pesar um pouco mais).

Entenda o que é umectação capilar.

E por que isso acontece?

Porque meu cabelo absorveu grande parte do produto e eu não saturei ele com os próximos produtos (finalizadores e afins) com propostas semelhantes, mas sim busquei um equilíbrio, entende?

Também tento sempre respeitar a quantidade que é suficiente para o meu cabelo, mas isso a gente só aprende com a prática e, claro, testando/observando cada produto ao menos uma ou duas vezes.

Cabelo leve e sem peso também depende da composição do produto

 

Mais uma vez: tudo dependerá do que seu cabelo estiver precisando no momento, bem como da junção que você fez, tal como explicado no exemplo acima.

Inclusive, é por essas e outras que acho muito importante entender sobre cronograma capilar, pois aí as chances de você acertar nas combinações para fazer a cada dia ao ler a composição de cada produto só aumentam, concorda comigo?

Veja como fazer um cronograma capilar para iniciantes!

Ainda mais se você também não ficar neurótica com o que aparentemente é muito ou pouco creme, mas sim para o que é muito ou pouco para O SEU cabelo.

Uma curiosidade: note que produtos que são apenas hidratantes tendem a não pesar mesmo passando “muito”, já reparou? Isso acontece não só porque a composição da hidratação tende a ser mais leve para o cabelo, como também essa é a etapa que todo cabelo mais precisa, sendo assim, muito mais difícil de pesar.

Não é à toa que às vezes você passa uma gota de óleo umectante e já é o suficiente, enquanto pode passar metade de um tubo de yamasterol hidratante que, depois que seca, o cabelo está super de boas, né?

Viu como a composição também conta?

Inclusive dos próprios óleos entre si.

Por fim.

É claro que tem produto que é naturalmente mais pesado mesmo

 

Tal como no caso de grande parte das gelatinas, géis de cabelos e demais exemplos citados anteriormente. Inclusive, é por isso que muita gente gosta de passá-los apenas nas pontas, ou misturar na proporção sempre maior de creme de pentear  (mais leve) e uma menor de gelatina (mais pesada) quando a mistura for entre ambos, por exemplo.

Se quiser ver um conteúdo em vídeo super didático e bem explicadinho sobre o tema, dê o play abaixo:

E é isso!! Agora já consegue dizer se seu cabelo fica pesado com facilidade, ou dependeeee?

Acho que depende de uma série de coisas (ainda que simples) para ter um cabelo leve e sem peso, né?

Segue a lógica dada que é sucesso 😉

 Para mais conteúdos inéditos, acompanhe também no Instagram – Youtube – Facebook  – Tik Tok

Deixe seu comentário ou dúvida:

Ou, se preferir, comente aqui:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nenhum comentário ainda.