Quem é que nunca alisou, pranchou, ou até mesmo procurou algum daqueles “botox” que “alisam” o cabelo com o intuito de alinhar os fios, ou até mesmo abaixar o volume? Entenda que alisar e fazer chapinha não alinha os fios! Não do jeito que você pensa!

Deixa eu explicar melhor….

No caso do botox, já foi explicado no vídeo abaixo que o botox verdadeiro mesmo nem possui química. Ou seja, não tem a capacidade de alisar seu cabelo quimicamente. Porém, algumas marcas usam o termo “botox” para produtos com químicas, e aí é sempre bom entender e diferenciar um do outro, a depender do que você busca e conforme explicado no vídeo abaixo:

Mas e se escovar e passar prancha no cabelo sem química, não alinha o cabelo?

Alisar e fazer chapinha – com ou sem química – não alinha seu cabelo, mas sim alisa

Nesse caso o alisamento pode ser químico, com efeito que modifica a estrutura dos fios e dura mesmo após as lavagens, ou físico, que claro, apesar de sair depois de lavar o cabelo, se você colocar muito calor e afins, também pode estragar e desalinhar seus cachos (ou qualquer tipo de cabelo).

De qualquer forma, tanto a escova e a prancha que perdem o efeito após a lavagem dos fios, quanto o processo químico de alisamento não alinham seu cabelo, mas sim alisam.

Você percebe isso claramente quando ao não cuidar mais tão bem do seu cabelo, nem manter seu cronograma capilar em dia, ele enche de frizz e de quebrados, “mesmo estando liso”.

O excesso de calor (e de químicas!) pode mais desalinhar do que alinhar seus fios

Isso acontece por vários motivos, visto que ao passar calor e/ou química excessivamente:

  1. Você aumenta as chances de ter o cabelo ressecado e com frizz, visto que o cabelo tende a abrir cada vez mais as cutículas.
  2. Sem contar que, ao ficar fragilizado, ele também pode quebrar, coisa que também gera desalinhamento ao deixar aquele “monte de fiapinho” para fora, sabe?
  3. Daí se você faz química E alisa/prancha manualmente, multiplique os problemas, visto que química nenhuma tem 0% de causar estrago aos fios. Muito pelo contrário, tende a tirar nutrientes e até mesmo fibra capilar.

E eu entendo que quando você alisou, pranchou ou fez algo do tipo, no dia pode ter parecido uma ótima coisa, ainda mais quando você também passou aqueles produtinhos e truques (que muitas vezes são mais maquiagens do que tratamentos) de salão.

Fica lindo mesmo!

Porém, depois que você repete muito o processo de química e/ou de calor, você tende a ver que realmente a escova, as pranchas e os alisamentos em geral até alisam, mas não necessariamente alinham os fios. E isso acontece mesmo se você super cuidar dos seus cabelos, visto que excesso de qualquer um dos dois prejudica qualquer tipo de fio, inclusive os mais bem cuidados antes e após esses procedimentos. E se você não cuidar então, aí que ferrou!

Então, pense muito bem antes de ir para esses processos pensando que você não terá que cuidar mais dos seus fios, visto que eles “ficarão mais alinhados”, pois pode acontecer justamente o contrário.

Assista ao cronograma básico para iniciantes, pois tendo ou não o cabelo alisado, é sempre bom ter:

E entenda que quanto mais químicas e calor, mais cuidados são necessários, viu? Não o contrário.

E é isso. Para mais conteúdos inéditos, acompanhe nas redes: Instagram – Youtube – Facebook.

Deixe seu comentário ou dúvida:

Ou, se preferir, comente aqui:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nenhum comentário ainda.