Menopausa precoce: o que é? Quais são os sintomas? Como saber se estou entrando em menopausa?

 

Hoje é dia do relato da Paula Letícia que está sofrendo com os sintomas da menopausa precoce e que gentilmente cedeu seu tempo para compartilhar experiências e ajudar mulheres que talvez estejam passando pelo mesmo.

Lembrando que nada é mais importante do que a orientação do seu médico a partir dos exames e conversas que você tiver com ele, ok?

Vamos ao caso pessoal da Paula que espero que possa te inspirar a procurar ajuda, caso você sinta que é necessário.

Tenho 33 anos e estou entrando em menopausa.

 

E aí Tropa ! Sou Paula Leticia  e estou invadindo o território da Poderosa da Lu para contar um pouco de como está sendo essa jornada. Inclusive, já quero deixar aqui minha gratidão e felicidade por ser recebida com tanto carinho no seu espaço.

Bom, para começar esse artigo, precisamos dizer que a menopausa é algo natural que acontecerá para todas as mulheres do mundo e isso acontece geralmente após os 40 anos, sendo normal produzir cada vez menos estrogênio, até que se pare de menstruar.

Sendo o estrogênio um dos principais hormônios sexuais da mulher, é comum que com sua perda se tenha também a perda do libido feminino. Porém, não é só isso que o estrogênio afeta. Conforme esse hormônio vai diminuindo, nosso sistema vai se adaptando para sua ausência e entrando em uma nova fase a qual chamamos de menopausa.

Algumas mulheres como eu, começam a entrar na menopausa antes dos 30, mas não é algo muito comum. Inclusive, algumas nem chegam a perceber que estão entrando nessa fase, justamente por se acharem novas demais. No fim, acaba nem passando essa possibilidade na cabeça. 

Sem contar que a menopausa precoce ainda é um tabu, sendo essa mais uma possível causa que faz passar despercebido por muitas mulheres, podendo gerar assim ainda mais peso emocional em quem estiver passando por isso. Por mais forte que sejamos, os sintomas da menopausa afetam nossos corpos e refletem na nossa vida.

E por falar em sintomas, vou deixar aqui abaixo alguns deles:

Os sintomas da menopausa precoce (ou não) mais comuns incluem:

 
  • Ondas de calor repentinas, no rosto e na parte superior do corpo. Elas podem durar de alguns segundos a vários minutos ou mais. Também podem ocorrer várias vezes ao dia ou algumas vezes ao mês.
  • Suor noturno: As ondas de calor durante o sono podem resultar em suores noturnos, que podem te acordar e fazer você se sentir extremamente cansada durante o dia.
  • Flashes de frio: Você pode sentir calafrios e pés frios depois que seu corpo esfriar devido a uma onda de calor.
  • Mudanças vaginais: Secura vaginal, desconforto durante o sexo, baixa libido e uma necessidade urgente de urinar são sintomas da síndrome geniturinária da menopausa (GSM).
  • Mudanças emocionais: Isso pode incluir depressão leve, alterações de humor e irritabilidade.
  • Problemas para dormir: Problemas de sono, como insônia, podem ocorrer devido a suores noturnos.

Outros sintomas da perimenopausa* podem incluir:

  • Mastalgia (dores nas mamas)
  • Menstruações de fluxo mais pesado ou mais leve que acontece na primeira fase da perimenopausa*.
  • Agravamento da síndrome pré-menstrual (TPM)
  • Pele, olhos ou boca secos

Algumas pessoas também podem ter:

  • Dores de cabeça
  • Coração acelerado
  • Dores musculares e articulares
  • Problemas de foco e memória
  • Queda de cabelo ou afinamento dos fios
  • Ganho de peso

*Perimenopausa é o início da menopausa, que pode começar anos antes de finalmente terminar o ciclo.

Sobre os sintomas da menopausa precoce (ou não).

 

Acredito que você deve ter se surpreendido com alguns dos sintomas acima.
Antigamente, os médicos só consideravam menopausa quando se tinha mais de 12 meses sem menstruar, graças a Deus a Medicina avançou e, com os estudos atuais, sabemos que a menopausa tem 3 fases: perimenopausa, menopausa e pós-menopausa. 

Eu ainda não cheguei na 3 fase que é a menopausa, mas já estou quase lá.  Tenho vários desses sintomas e inclusive tem momentos em que eles estão tão fortes em mim, que chego a pensar que estou ficando louca… mas na verdade, é só a minha menopausa precoce acontecendo.

Inclusive, se você tiver algum desses sintomas, procure o médico, pois ficará muito mais fácil passar por isso com ajuda profissional, até porque ele pode te receitar possíveis tratamentos, nem que seja para aliviar os sintomas.

A menopausa mexe muito com nosso corpo e com o nosso emocional, o que acaba afetando também nossa qualidade de vida. Até porque as pessoas não compreendem muito essa fase, sofremos bastante com a falta de empatia, ou às vezes as pessoas não sabem mesmo e por isso não entendem o que estamos passando.

Eu, por exemplo, sinto um calor insuportável e incompreensível às pessoas ao meu redor, que me olham como louca quando do nada ligo o ventilador no frio, começo a me abanar mesmo estando no ar condicionado  e de repente sinto calafrios depois da onda de calor passar. 

Tive vários sintomas que inclusive só vão sumir quando acabar essa nova jornada. Até lá, ainda terei muitas histórias sobre menopausa precoce para compartilhar.

Se você se identificou com a minha experiência, só te digo uma coisa:  força guerreira, bora lutar !

Relato feito pela Paula Letícia do blog (www.paulaleticia.com.br)

Para mais conteúdos inéditos, acompanhe também no Instagram – Youtube – Facebook  – Tik Tok
Veja também:
.

Deixe seu comentário ou dúvida:

Ou, se preferir, comente aqui:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nenhum comentário ainda.