Ir a praia, ao campo, tomar um banho de cachoeira, enfim, tudo isso é muito bom, né?
Porém, infelizmente algumas pessoas se esquecem de proteger a área, aí quando chegam em casa já sentem aquele ardor, aquela coceira e enfim, aquele couro cabeludo queimado e até mesmo com descamação (vulgo casquinhas no couro cabeludo que chegam a parecer caspa!).
Mas e aí, como cuidar do couro cabeludo queimado?
Fica comigo que vou te mandar duas receitas caseiras rápidas e práticas que você pode e deve fazer no mesmo dia, ainda que a melhor ordem já será explicada ao longo desse conteúdo.
Soro fisiológico ajuda a tirar a sensação de ardor e ressecamento no couro cabeludo
Sem contar que o soro fisiológico também é ótimo para hidratar e dar brilho em todos os tipos de cabelo: sejam ondulados, cacheados, crespos, ou lisos!!!
Se ele estiver geladinho então, melhor ainda!
Nisso, basta borrifar ou já virar o líquido na área afetada.
PS: Só tome o cuidado de passar apenas o que for usar para um recipiente, a fim de não contaminar o conteúdo da embalagem.
Não precisa enxaguar. Inclusive, o soro fisiológico geladinho é uma das dicas para salvar nossos cachos do dayafter, ou dar aquela hidratada em qualquer tipo de fio no pós sol ou que está apenas ressecado mesmo.
Ele também não deixa o cabelo oleoso, pois parece tipo uma água mesmo. Esse inclusive acaba sendo mais um motivo de tanta gente amar essa alternativa baratinha!
Lu, mas eu tenho que passar o soro fisiológico no cabelo inteiro, ou apenas na área que sofreu queimadura solar?
Você pode passar no cabelo inteiro se quiser fazer um tratamento extra também nos fios, não apenas no couro cabeludo e estiver com tempo de deixá-lo secar naturalmente.
Porém, se estiver sem esse tempo, passe apenas na área de necessidade, até porque, deuzulivre usar secador ou qualquer fonte de calor em um couro cabeludo já queimado, né?
Babosa: uma das melhores receitas caseiras de hidratação e anticaspa
Já dei uma dica anticaspa usando a Babosa aqui no blog. Porém, saiba também que ela não é boa apenas para o corpo e para os cabelos, mas para o couro cabeludo e pele em geral!
Mas antes de fazer qualquer coisa com a planta, se certifique de retirar toda a Aloína presente na mesma. Do contrário, você pode sofrer alguma alergia/reação em um couro cabeludo que já está mega sensível e aí já viu, né!
Não se preocupe que é fácil! Leia o conteúdo sobre como tirar a Aloína da Babosa, ou dê o play no vídeo abaixo:
Recomendo que faça inclusive um teste apenas em uma pequena área para garantir que mesmo assim dará tudo certo. Enfim.
Receita caseira com Babosa contra couro cabeludo queimado e descamação
Já com a Babosa sem a Aloína, deixe ela no congelador por 15 minutinhos, ou na geladeira por cerca de uma hora e meia.
Coloque o alarme para te avisar, pois ela não pode congelar caso sua opção seja o congelador, viu?
Corte a casca de forma a ficar apenas o gel da Babosa e esfregue o mesmo em todas as áreas afetadas do couro cabeludo. Com calma e delicadeza, até porque como dito anteriormente, a área já está sensível e não é bom ousar demais.
Não enxague, até porque, tal como o soro fisiológico, ela é tipo uma água que o corpo absorve rápido, sem necessidade de enxague.
Uso antes a Babosa ou o Soro Fisiológico?
Eu recomendo usar primeiro o soro, esperar o couro cabeludo absorver. Depois fazer a dica da Babosa e não enxaguar nem um, nem outro.
Quanto a algum possível cheiro, fique tranquila que apesar de algumas Babosas terem o cheiro mais forte que outras, ele sai em menos de uma hora após passado (caso te incomode).
Bem, ao menos é assim sempre que passo Babosa no meu cabelo!
Faça a dica diariamente, até sentir que seu couro cabeludo já está melhor e é isso!!
Não se esqueça também de sempre procurar um médico, ainda mais se a área já estiver com bolhas e você já estiver tendo inclusive problemas no humor e no psicológico devido ao ocorrido.
E você, tem alguma dica para aliviar o couro cabeludo queimado de sol? Deixe nos comentários!
Deixe seu comentário ou dúvida: