Dores no nervo ciático, quem nunca teve? Sei que muita gente não, mas eu sim kkkk. E mesmo que você me chame de “velha”, a verdade é que esse problema não ataca apenas idosos. E olha que engraçado, me considero até uma pessoa “saudável” e sempre fiz exercícios físicos. Academia por muitos anos, depois treinos no meu apartamento (que duram até hoje) e caminhadas em média 3 vezes na semana, porque eu e mozão gostamos de fazer tudo à pé. Chegamos a andar mais de hora!
De qualquer forma, ao menos pra mim, isso não foi suficiente. E olha: não que não tenha mais dores hoje em dia, mas elas reduziram bastante.
Nem precisa falar que não sou médica. Sou apenas uma pessoa tentando compartilhar o que funcionou para mim, ok? Então, não deixe de procurar um médico, porque essas dicas não anulam a necessidade dele.
O que é a Dor no Nervo Ciático?
Muita gente pensa que essa dor tem origem na região dos glúteos (bunda) ou atrás da perna, mas estão bem enganadas, rsrs. Essa dor se origina no final da coluna vertebral, ou seja, na parte baixa das costas.
O que acontece é que, devido a algum problema – como uma inflamação ou hérnia de disco, por exemplo – o “disco” que amortece o atrito entre as vértebras acaba comprimindo alguma raiz nervosa; raiz essa que forma o nervo ciático.
O que causa a Dor no Nervo Ciático?
Existem várias causas que podem originar essa dor. Além da inflamação do nervo e da hérnia de disco, as principais causas são:
- Má postura;
- Sobrepeso;
- Sedentarismo;
- Tempo demais sentado.
Coisas que melhoraram as minhas dores no Nervo Ciático
Agora vou listar todas as coisas que fiz que me ajudaram a melhorar bastante esse problema:
1. Exercícios físicos
Fazer exercícios regularmente ajuda a fortalecer a musculatura e a melhorar a postura, além de ajudar na perda de peso. Ou seja, trata algumas das principais causas da dor. Então, manter uma frequência de exercícios me ajudou muito.
Claro que o ideal é você procurar uma academia ou um profissional para te ajudar, senão você pode é se machucar ainda mais.
Agora, se você procura exercícios para aliviar a dor, os melhores são aqueles são aqueles que trabalham a musculatura do tronco e do abdômen. Tem uma lista de exercícios simples no site tuasaude.com que com certeza te aliviarão.
2. Frio não, calor sim
Banho quente, cobertas quentinhas, todas elas são ótimas para o relaxamento. Do contrário, se você está com dor no nervo e ainda está no frio, parece que tudo dói bem mais, né?
Não se esqueça também de se agasalhar bem e de não passar frio. Eu vivo com meus pijamões aqui em Curitiba sempre que dá e percebo diferença.
Outra coisa que funciona bem é usar aquelas bolsas de água quente e colocar na região da lombar.
3. Você passa muito tempo sentada? Como anda a sua postura?
Ficar muito tempo sentada, principalmente se sua postura não estiver correta, é algo maravilhoso para potencializar as dores no nervo ciático.
Sendo assim, evite passar longas horas sentada. Se for sentar, mantenha a postura correta sempre. Faça caminhadas e, mesmo em pé, já falei da importância da postura, rs?
Estou dando sermão, mas já passei muito tempo torta, até por trabalhar aqui pela internet, e aí já viu: eu linda e plena toda estrunchada na cama, digitando horrores no meu computador.
Estou tentando melhorar (e muito nisso). Vamos juntas nessa? Até porque já estava começando a ficar meio corcunda também e não desejo o mesmo para ti. Triste, mas feliz que tive belos progressos.
4. Travesseiro de pernas
Sabe aqueles travesseiros que muitas pessoas que têm dor na perna e varizes gostam de usar? Pois é, eles são ótimos para que você deite suas pernas também e o alívio é imediato.
Você também pode tentar colocar um travesseiro entre as pernas, tem gente que gosta. Eu prefiro fazer como disse acima com esse travesseiro mais “especial”. Aí vai de sentir o que funciona melhor para ti. Você acha esses travesseiros em lojas de produtos ortopédicos e lojas para grávidas.
Ah, evite dormir com travesseiros que te deixam com o pescoço muito para cima ou muito para baixo: a ideia é nivelar o seu corpo. Ou seja, “deixá-lo meio reto”, apesar de estar deitada de lado. Essa posição é mais confortável e alivia a tensão. Eu gosto bastante.
Também gosto de ficar de barriga para cima, com as pernas estiradas no travesseiro especial que disse primeiro, até porque o meu só fica confortável nessa posição mesmo.
5. Coma açafrão!
Quem me acompanha sabe que não são só os estudos a respeito do açafrão que são fantásticos, mas minhas experiências pessoais também.
Já contei que ele misturado com mel sempre me cura dos inícios de gripes que poderiam ser pesadas, bem como misturado ao óleo de coco, foi uma das coisas que salvou meu gato de uma doença que até hoje nenhum veterinário sabe dizer qual foi:
Daí um belo dia a moça da portaria aqui no prédio falou que ele é excelente para dores nas pernas, e eu já complementei: “é um ótimo anti-inflamatório natural”, né? Aí lembrei que, depois que aumentei a dose do açafrão na sopa, nas carnes (fica uma delícia!) e até mesmo no arroz, minha dores diminuíram um pouco mais.
É claro que tudo é um conjunto e o que funciona para mim, pode não funcionar para você. Porém, como quem me acompanha sabe que estou habituada a compartilhar todos os métodos naturais e caseiros que funcionam para mim, espero que essas dicas também funcionem para você.
Não se esqueça de acompanhar na Fanpage, Instagram e no canal do Youtube para mais dicas inéditas, tá?
Deixe seu comentário ou dúvida: