Luiza, tem como cachear meu cabelo? Mesmo sendo liso ou crespo?
Essa é uma pergunta que não só lisas, como crespas fazem e, ainda que a resposta pareça óbvia para algumas pessoas, para outras não é tão óbvia assim.
A resposta pode ser sim, mas na verdade é não, rsrs, e eu te explico por quê: se você pensar em técnicas de salão, tais como alisamento, relaxamento, ou até mesmo usar uma peruca, você pode dizer que sim. Porém, seu cabelo de verdade não mudou de curvatura, mas sim foi moldado por alguma química ou acessório extra.
Sem contar que químicas de salão nunca deixam um cabelo “feito” idêntico ao original. Ou seja, um cabelo relaxado no salão nunca ficará com a curvatura perfeita de um cabelo original naquela curvatura. Ao menos não na minha opinião. É claro que se você cuidar e manter o cronograma capilar em dia, seu cabelo pode ficar maravilhoso também. PORÉM, se a pergunta é sobre você poder mudar a “genética” do seu fio, infelizmente não. Ao menos não com as tecnologias e com a ciência de hoje.
Meus cachos são predominantemente 3b. Nisso eu posso usar cremes e técnicas para definir mais ou menos os meus cachos. Ou seja, posso tirar o máximo deles para definir ou para soltar, mas ainda assim, existe o meu limite genético natural, entende?
Se eu fizer um babyliss ou passar uma chapinha, a curvatura mudará, claro. Porém, depois que lavar o meu cabelo continuará sendo o mesmo. Da mesma forma que se eu fizer uma química no cabelo, quando os cachos novos começarem a crescer, “a verdade será revelada” também. E mesmo enquanto ele estiver com a química, não ficará (e mais uma vez) idêntico ao original naquela mesma estrutura. Se quiser, veja minha experiência com relaxamento no vídeo abaixo:
O que dá pra fazer então?
Logo, podemos concluir que não podemos fazer com que um cabelo crespo vire cacheado, ou que um cabelo liso vire cacheado, ou que qualquer cabelo “vire outro” sem o uso de químicas, chapinha, babyliss, perucas ou afins. Porém, mesmo com o uso desses itens, ainda assim seu cabelo jamais ficará idêntico ao original “de fábrica” por não termos tecnologia, nem ciência para isso. Ao menos não até o dia de hoje.
Isso não é motivo para você ficar triste, mas sim para aprender a se amar do seu jeito que você é. E, tão importante quanto, entender que seja lá qual for o seu tipo de fio e de cabelo, sempre dará para tirar o melhor dele e deixá-lo incrível: é só saber cuidar, manter seu cronograma capilar em dia e, claro, aprender dicas e truques para dar mais volume ou tirar um pouco do volume (a depender do que você quer), bem como para fazer o cabelo ficar mais cheio e/ou crescer mais. Tudo isso respeitando a limitação dele, mas sabendo que, seja lá qual for o seu tipo de fio, sempre dará para tirar o melhor do mesmo ao natural.
Assista a esse vídeo sobre cronograma capilar para iniciantes que fiz e que com certeza deixará seu cabelo muito mais bonito, independente dele ser liso, cacheado ou crespo. Apenas adapte ao seu cabelo e necessidades, claro:
Se tiver alguma dúvida, deixe nos comentários. Não deixe de também acompanhar no Instagram – Youtube – Facebook para mais dicas inéditas e úteis.
Deixe seu comentário ou dúvida: