Ponta fina e cabelo ralo são dois problemas que, infelizmente, tendem a andar juntos, não é mesmo? Daí principalmente quem sonha em ter cabelos longos e seguir o projeto Rapunzel, fica tristinha, tristinha. Afinal de contas, para essas pessoas não é fácil “apenas cortar tudo que remete a ponta fina e cabelo ralo”, mas sim desejam simplesmente nem ter esse problema, ou ter o mínimo possível.
Se esse também é o seu desejo, vamos as dicas para acabar com a ponta fina e cabelo ralo?
1- Sempre capriche na finalização das pontas
Sabe quando você vai finalizar o cabelo com o creme de pentear, leave-in ou seja lá qual for o produto de sua preferência, porém, se esquece de caprichar nas pontas e elas acabam ficando feias, sem forma e espigadas?
Daí você vai lá e acaba passando mais um pouco de produto na área, deixando as pontas molhadas devido ao creme, ou até mesmo devido ao creme + água ?
Pois então, em casos de urgência e que definitivamente não teria como lavar o cabelo de novo, eu também faço isso, porém, não pode se esquecer de também fazer o item abaixo.
2- Deixe o produto secar completamente
Concorda que se o seu cabelo está todo seco e você passa algum produto nas pontas, elas acabam por parecer mais finas ainda devido ao contraste da parte que ficou seca, versus a que ficou molhada?
Nisso, fica bem fácil entender que se você precisar estar com o cabelo divo no dia, tem que esperar secar naturalmente, ou com a ajuda de um difusor + protetor térmico, caso você queira o cabelo com o aspecto mais cheio e homogêneo possível.
3- Não pule etapas do cronograma capilar, se quiser acabar com a ponta fina e cabelo ralo!
Na minha opinião, o cronograma capilar deveria ser feito por 100% das pessoas que possuem cabelo (sim, só poupo os carecas dessa).
Ter e manter essa agenda ajuda o fio não só a ficar mais saudável, como mais forte, o que significa que independentemente do seu tipo de cabelo, comprimento ou corte, ele ficará muito mais cheio e com bem menos chances de ter pontas finas. Ainda mais se você seguir todas as dicas dadas nessa postagem!
Não sabe o que é cronograma capilar, ou até sabe, mas tem preguiça de fazer? Veja esse para iniciantes!
4- Desembarace sempre começando pelas pontas
Isso para mim também deveria ser regra para todo e qualquer tipo de cabelo, visto que se você ousar fazer o sentido inverso, ou seja, começar pela raiz e ir até as pontas, terá muito mais dificuldade em terminar o serviço, bem como quebrará bem mais os fios! E aí já sabe: ponta fina e cabelo ralo virarão mato com o passar do tempo em que você continuar cometendo esse erro básico.
5- Reconstrução capilar não é só para quem faz química no cabelo
Reconstruir o cabelo é uma das 3 etapas principais do cronograma capilar. Ou seja, com ou sem química, você deve fazer, ainda que talvez menos vezes do que quem tem química no cabelo.
Eu gosto de fazer no meu no intervalo de 15 a 20 dias.
Inclusive, se você está com o cabelo poroso (seja ele quimicamente tratado ou não), recomendo que faça essa acidificação capilar caseira em um dos dias que você iria reconstruir o cabelo, pois ela é maravilhosa demais!
7- Cabelo sem corte tende a ter mais pontas finas, bem como ser mais ralo
Por fim, sei que muita gente odeia esse papo, mas todo cabelo precisa ser cortado de tempos em tempos. Nem precisa ser um super corte, mas já reparou que se você fica muito tempo sem cortar nem mesmo as pontinhas, elas tendem a ficar cada vez maiores e é aí que você terá que cortar muito do seu cabelo mesmo?
Pois é!!! Não precisa seguir uma regra universal sobre de quanto em quanto tempo cortar o cabelo. Porém, é necessário que você conheça e entenda o seu. Vou deixar um vídeo abaixo sobre a lógica que eu uso para cortar o meu.
E é isso! Espero que o conteúdo tenha te ajudado a se livrar da ponta fina e cabelo ralo!
Dê o play no vídeo abaixo e veja as dicas e informações especiais/adicionais que quem já segue lá no canal do Youtube Luiza Costa Cachuda recebeu em primeira mão:
Deixe seu comentário ou dúvida: