Como saber seu tipo de pele do rosto é uma dúvida que só nunca teve quem nunca pensou em iniciar uma rotina de Skincare, né?

Na verdade, acho que até quem não tem o hábito de cuidar da pele acaba tendo essa curiosidade ao menos uma vez na vida, nem que seja para responder a mulher da farmácia que está te ajudando a comprar uma base ou sabonete facial.

Fique tranquila (ou tranquilo) que até o final desse post você saberá o básico sobre a sua pele, com a adição de uma pegadinha da pele oleosa que na verdade pode ser mista, ou ao menos mais equilibrada do que você pensa. Bem, ao menos foi o que aconteceu comigo, mas te conto minha experiência pessoal até o final do nosso papo de hoje.

Como saber se minha pele do rosto é seca?

 

Sabe aquela pele que mesmo hidratando parece sempre precisar de mais hidratação? Ou seja, fica ressecada e até mesmo sensível com muita facilidade? E quanto mais você se esquece de cuidar, com mais aspecto de áspera e até mesmo repuxada ela fica?

E outra, que você pode até fazer o teste de passar um produto que sua amiga da pele oleosa diz pesar e ensebar, mas que sua pele super curtiu o tratamento? Dando até aquela sensação de alívio e de pele finalmente hidratada?

Pois é, muito provavelmente ela é seca!! Mas na dúvida, sempre converse com o seu dermatologista, tá?

Como saber se meu tipo de pele do rosto é oleosa?

 

Esse tipo de pele, ainda mais quando não tratada para ficar equilibrada, é na minha opinião a mais fácil de saber, visto que você bate o olho e já vê aquele reflexo brilhoso, né?

No verão então, fica aquele terror e pânico de passar base e ela literalmente derreter e se misturar toda com o óleo do rosto. Isso se ela não gerar mais oleosidade ainda quando você ainda não aprendeu a escolher a make certa para o seu tipo de pele.

Pele oleosa costuma ter poros mais abertos e maiores chances de desenvolver acne

 

Isso acontece porque o suor e o sebo saem pelos poros e aí, se você produz muito sebo, a tendência do poro é ficar mais dilatado. Nisso se você não  higienizar bem a pele, bem como não cuidar bem da mesma com produtos específicos, acaba estimulando ainda mais o aparecimento de cravos e espinhas.

Então, mesmo que você diga que tem espinhas devido a fatores genéticos e até mesmo hormonais, não saber cuidar bem da sua pele oleosa acaba agravando o problema.

A boa notícia é que fazendo o contrário. Ou seja e tal como explicado anteriormente, cuidando da sua pele oleosa com produtos específicos para a mesma, bem como mantê-la sempre limpa (só cuidado para não higienizar demais e dar efeito rebote!) , os poros tendem a diminuir e junto a isso, a oleosidade tende a se equilibrar. Tudo isso resultando em menos chances de inflações como a acne.

Não se esqueça de também cuidar de dentro para fora. Ou seja, da sua alimentação, pois ela é milagrosa para melhorar qualquer tipo de pele.

Receita caseira contra pele oleosa e poros dilatados

 

Vou deixar aqui uma receita caseira para pele oleosa e poros dilatados que me ajudou muito. Na verdade, ajudou tanto que hoje em dia considero que ela é mista/controlada. Ou seja, eu achava que ela era muito mais oleosa que de fato era justamente porque não estava dando os devidos cuidados que claro, acabou resultando em uma oleosidade extra.

Por fim,

Como saber se minha pele do rosto é mista?

 

Se ela é oleosa na zona T. Ou seja, basicamente na testa, nariz e queixo, enquanto no resto do rosto ela aparenta estar “de boa” ou até mesmo “mais ressecada”, muito provavelmente você tem uma pele mista!!!!

Só não se engane: não é apenas a pele seca que precisa de hidratação, a oleosa e a mista também precisam!! Na verdade, a hidratação ajudará não só a pele a ficar mais bonita, como também mais equilibrada. Lembrando que quanto mais equilibrada, menos oleosidade, cravos e espinhas ela tende a ter!!

Veja a resenha do gel de limpeza facial antioleosidade da La Roche-Posey

Como saber se minha pele do rosto é normal?

Também conhecida como pele de pêssego ou pele de bebê, esse é o tipo de pele que chamo de privilegiada. Ou seja, que não sofre muito com o ressecamento, nem com a oleosidade e parece estar sempre equilibrada, com aquele viço natural, sabe?

Só não se engane: apesar de ter tantas vantagens, ela também precisa de cuidados, tais como proteção solar, hidratação, etc. Afinal de contas: ninguém quer sofrer com o envelhecimento precoce, bem como todo mundo quer ter a pele mais linda e perfeita possível.

E se sempre dá para piorar, sempre dá para melhorar também, concorda comigo?

Qual produto usar para pele normal. mista, seca ou oleosa?

 

Quem tem o hábito de ler os rótulos dos produtos nas farmácias, já sabe que hoje em dia existem várias opções de produtos para todos os tipos de pele.

Na dúvida, é só ir lendo os rótulos de cada produto (que costumam ser bem claros em relação a isso), bem como ver as resenhas dos que você gostou mais antes de comprá-los (tem várias aqui no blog), até tomar a sua decisão final.

Lembrando que pele é como cabelo: às vezes um produto que todo mundo gosta, não se dá bem como você. Daí é ir testando outros até se encontrar! Infelizmente!

 Para mais conteúdos inéditos, acompanhe também no Instagram – Youtube – Facebook  – Tik Tok

Deixe seu comentário ou dúvida:

Ou, se preferir, comente aqui:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 Comment
  • Alecia Magalhães
    janeiro 26, 2022

    Amei as dicas, eu gostei bastante dessa diferença
    Abraços,
    Alécia