A gente adora uma bijuteria, né? O triste é que muitas vezes elas ficam bem escuras, quase pretas, e aí aquele dourado ou prateado super lindos que haviam nelas já deram adeus…

É claro que se a gente pudesse, compraríamos apenas prata e ouro para nunca mais ter esse problema, né não? Mas como nem sempre dá e também tem cada biju mais linda que muita joia por aí, a gente compra e já pesquisa na internet os truques para fazer com que esses acessórios oxidem de forma mais lenta e durem por muito mais tempo.

Fica tranquila que a Lu aqui vai te ensinar não só isso, como muito mais coisas até o fim dos meus dias por aqui, rs. E olha que legal, você poderá usar os truques em suas pulseiras, anéis, colares, cintos e em muito mais lugares que não apenas os seus acessórios femininos. Vamos lá?

Dá certo passar esmalte para a bijuteria durar mais tempo?

Esse foi o primeiro truque para a bijuteria durar mais que usei na vida e digo que dá sim!

Porém, o esmalte precisa ser incolor e também com aquele acabamento de extra brilho, sabe?

Um que gosto muito é o da marca Brilho Ativo, que ao menos em Curitiba pago bem baratinho (menos de 3 reais até o dia de hoje!) e ele é bem brilhante:

como fazer a bijuteria durar mais tempo - esmalte

Como passar o esmalte pra preservar a bijuteria?

  1. Abra o esmalte e, em movimentos homogêneos e na mesma direção, literalmente pinte o acessório como um todo. Tomando cuidado nas partes do fecho e afins. Afinal de contas, você quer que ele abra, certo?
  2. Depois de ter passado em um lado do acessório, deixe secar e repita o mesmo processo do outro lado.
  3. Prontinho e simples assim!

Mas Lu, qual tipo de esmalte é melhor?” Calma que a gente já chega aí…

Problemas de passar o esmalte nas bijuterias

O maiores contras que encontrei nos meus anos de teste de consumidora e usuária ativa desse truque foram basicamente dois:

Primeiro, fora ser transparente, o esmalte tem que ter realmente um toque de brilho/verniz. Nada de esmaltes apenas transparentes e meio foscos, sabe? Isso acaba fazendo com que seu acessório perca parte do brilho justamente por esse acabamento final não ser lá assim, tão brilhoso.

Segundo, esmalte que está secando é um perigo, pois o acabamento tende a ficar super grosseiro e bem mais feio. Sem contar que justamente por isso você também acaba correndo o risco das cerdas do pincel marcarem sua biju, sabe? Ou você colocar a mão sem querer e como a camada já estava grossa, ficar aquela maravilha de dedo carimbado por lá.

Inclusive, aconteceu isso com essa peça aqui:

esmalte seco na bijuteria
Veja o coração como ficou meio “zoado” quando passei esmalte que estava ficando seco.

Agora nas outras áreas do colar isso já não aparece, percebe? Ou seja, provavelmente passei com mais delicadeza e de forma mais “rápida e em camadas mais finas também”. Coisa que fica mais complicado de fazer quando o esmalte já está ficando meio grosseiro.

Como você pode também pode ver nessa foto, quando dá certo, nem parece que tem esmalte, né? Parece que veio original assim de fábrica. Sendo assim, vá fundo no esmalte incolor com um toque de brilho/verniz, preferencialmente com ele bem novinho. Assim as camadas já ficam naturalmente mais finas e você não precisa se esforçar muito para dar certo.

Sei que existem produtos para amolecer o esmalte e tals, mas como ele é baratinho, prefiro comprar outro e deixar os que estão mais durinhos para “pintar” outras coisas aqui em casa que não ligo muito caso o acabamento fique grosseiro, tal como algum detalhe de algo no banheiro que ninguém vê, etc.

Sem contar que tenho medo de dar reação e danificar a peça, mas se você já tentou isso e deu certo, me conta?

Spray de verniz ajuda a bijuteria durar mais tempo e oxidar menos?

Esse truque para a bijuteria durar mais foi descoberto por mim há pouco tempo, e quem acompanha lá nos stories viu em primeira mão o sufoco dessa pessoa aqui, né? =(

Eu já ia pensando que estava dando muito errado, até que deu super certo kkkk.

Calma que eu te explico, mas antes vamos começar pelo começo:

Como passar o Spray de Verniz para as bijuterias durarem mais tempo

  1. Tal como na opção do esmalte, fora ter que ser transparente, o spray também não pode ser fosco, mas sim com um aspecto brilhoso. Caso contrário, suas lindas joias baratezas podem ficar mais foscas.
  2. Leia a forma de uso no rótulo da marca do Spray de Verniz que você escolher e depois é só mandar bala.
  3. Espere secar. Vire o acessório e faça o mesmo do outro lado.

Por que o spray de verniz pareceu não funcionar, mas depois funcionou?

No começo, como estava tentando com um colar de pérolas fakes, o brilho fake das minhas lindas pérolas de princesa deram uma BOA fosqueada, bem como o prateado da biju também.

Daí eu até pensei: “será que a tonta aqui comprou Spray Fosco?” E não, tava certinho!

Depois pensei: “Tá, ainda bem que fiz com um colar que nem era meu favorito (e pensar que hoje em dia amo esse colar)…  agora já entendi que passar esmalte é melhor”.

Já desapegada, fui pegar meu já falecido colarzinho uns minutos depois e “pá”, estava perfeito novamente! Como se tivesse ressuscitado mesmo! Como o processo foi feito ao vivo nos stories, até pedi para os ateus me explicarem essa, kkkkk.

Enfim e brincadeiras à parte, entendi que no caso do Spray, você precisa esperar mais tempo para ele “assentar” e aí sim fica tudo lindo que nem no esmalte. Desde que claro, ambos sejam passados de forma correta, homogênea e obedecendo sempre o mesmo movimento afim de não criar “imperfeições no acabamento da peça”.

Tá, mas já que agora você entendeu que gostei dos dois…

Quando é melhor usar esmalte e quando é melhor usar Spray na biju?

Eu gosto mais do esmalte quando é, por exemplo, um cinto ou algo que tenha alguma superfície que não queira passar o verniz em cima, sabe? Porque aí é só ir dando as pinceladas que nem a bela artista que eu sou e tá prontinho.

Agora, se quero passar em tudo de uma vez e quero mais é que pegue em 100% da peça, tal como foi no caso do colar, por exemplo, o spray é bem mais rápido e prático. Só tem que tomar mais cuidado com o acabamento, visto que se com o esmalte você faz manualmente pontinho por pontinho, o spray já sai pegando em tudo. Então, se não prestar atenção, pode ficar algum espaçozinho sem o acabamento do spray que pode acabar oxidando. Coisa que não acontece com tanta facilidade com o esmalte, visto que acaba sendo um processo 100% manual e de pintura da sua linda mãozinha em um lindo processo de paciência e meditação.

Outro ponto interessante é que, devido ao fato do spray sair “sujando tudo”, ele pode acabar sendo mais econômico que o esmalte, OU mais gastador. Em outras palavras, se você colocar apenas um acessório que nem eu fiz, muito do papel (se tiver jornal, melhor), ficará com o produto e pronto, produto jogado fora. Agora se você preencher o jornal ou papel com vários acessórios, o spray sai “desenfreado”, mas pegará mais joias. Tudo isso te economizando mais tempo, inclusive.

Lembrando que, como você também pode fazer o processo em cintos e demais objetos que enferrujem, não precisa ter 10 colares ou 10 brincos, por exemplo. Dá para fazer juntando acessórios, decorações e objetos que seria legal dar um acabamento de verniz. Eu geralmente junto pulseira, colar, anel e o que mais tiver precisando por aqui e tá lindo.

De qualquer forma, recomendo sempre que você teste antes seu spray ou seu esmalte em algum acessório que você não goste tanto, pois ao menos eu tenho medo de que vai que a composição muda/mudou em algum deles e eu perco meu bebezinho. Deixando o coitado muito mais feio do que antes e ainda pagando por isso!

Veja quanto tempo uma biju com spray de verniz ou esmalte dura.

Espero ter ajudado sobre fazer a sua bijuteria durar mais. Não deixe de acompanhar também no Instagram – Youtube – Facebook – TikTok para mais dicas inéditas.

Deixe seu comentário ou dúvida:

Ou, se preferir, comente aqui:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 Comments
  • Carla Fernanda
    junho 15, 2021

    Gostei muito da dica, vou tentar o spray. Você sabe dizer se funciona a longo prazo? tipo, alguma biju que você fez há algum tempo e ainda ta bonita? e se tem que reaplicar conforme passa o tempo?

    • Luiza Costa
      junho 17, 2021

      Eu ainda não reapliquei não, mas durar pelo resto da vida só ouro e prata legítima mesmo. Mas né, duram BEMMMMM mais do que sem as dicas, aí já estamos no lucro kkk

    • Luana
      outubro 31, 2021

      Qual verniz vc usou?

      • Luiza Costa
        novembro 17, 2021

        Oi, usei um transparente com brilho!

        • milla
          junho 13, 2022

          Oi luiza qual marca usou vi o da suvinil não sei outro

          • Luiza Costa
            junho 20, 2022

            Oi Milla, não ligo para a marca, mas sim se tem as características citadas mesmo. Um beijão!

  • ana
    setembro 1, 2022

    uma vez eu fui passar base num kit de aneis mt lindos q tinha acabado de comprar, porém, passei uma camada grosseira e pensei em tirar com acetona. resumindo, passei base nos anéis p evitar que ficassem pretos, mas acabei deixando eles do jeitinho que eu n queria e sem ter usado uma única vez.

    • Luiza Costa
      setembro 12, 2022

      Não pode passar acetona e tem que tomar cuidado com as camadas mesmo. Um beijão!

    • Luiza Costa
      fevereiro 26, 2023

      Putz, aí lascou! Mas agora você já sabe como fazer e seja muito bem vinda!

  • Andreza
    novembro 21, 2022

    Quanto tempo duram as peças com verniz e as peças com esmalte? Não descascam?

    • Luiza Costa
      fevereiro 26, 2023

      Oiii, tem um conteúdo indicado sobre esse tema ao final dessa postagem, clica nele que vai te ajudar muito! Seja bem vinda!

  • Bruna
    janeiro 22, 2023

    Adorei a dica, no meu caso, quero fazer arranjos de cabelo com fio cooper e não quero que escurecem com o tempo, pois vou fazer para vender! Vou testar essa dica hoje mesmo com esmalte brilho. Será que com esmalte gel incolor dá certo?

    • Luiza Costa
      fevereiro 26, 2023

      Eu indico o de brilho para as bijus, um beijão e seja bem vinda!

  • Isabella Fernandes
    fevereiro 8, 2023

    Amei as dicas, tudo bem explicadinho com os prós e contras!

    • Luiza Costa
      fevereiro 26, 2023

      Eu que agradeço pelo feedback e seja muito bem vinda!

  • Anna
    dezembro 12, 2023

    Nossa muito obrigada pela dicas, eu tenho vários bijuterias que eu não uso, pois estão todas escuras demais. Vou fazer o teste aqui seguindo as dicas que você deu. Ajudou muito. Obrigada.