Como cuidar do cabelo alisado ou relaxado é uma dúvida que quem não tem, deveria ter, pois ao contrário do que muita gente pensa, alisar ou relaxar o cabelo nem sempre significa ter menos cuidados do que quando era crespo, ondulado ou cacheado. Muito pelo contrário, ainda que muita gente possa pensar que fique mais fácil de cuidar devido a aparência “mais reta e comportada do fio”, pode exigir mais cuidados ainda.
Entenda melhor a partir dessas 5 dicas:
1-Um cabelo quimicamente tratado tende a exigir mais cuidados que um virgem
Isso se você quiser ter o fio realmente bonito e não apenas alisado ou relaxado.
Ou seja, a partir do momento que você faz uma química capilar, seu cabelo acaba perdendo massa e nutrientes por motivos naturais do processo mesmo. No fim, isso significa mais cuidados ainda para repor o prejuízo. Do contrário, a chance do seu cabelo ficar com bastante frizz, pontos quebrados, mais fino, ralo ou até mesmo com aqueles pontos brancos aumenta consideravelmente.
Nisso entramos na segunda dica…
2-Cronograma capilar em dia é um grande segredo sobre como cuidar do cabelo alisado ou relaxado
Quer dizer, um dos segredos, né? De preferência, esse cronograma deve ser feito antes, durante e depois da química capilar. Ou seja, para sempre!
“Lu, mas todo cabelo deveria ter um cronograma capilar para ficar mais bonito, com ou sem química, não?”
Com certeza! Porém, como os quimicamente tratados costumam ser muito mais fragilizados do que os virgens e sem química, acabam precisando mais ainda, concorda comigo?
Entenda o que é cronograma capilar e, caso não saiba por onde começar, assista também a essa sugestão de agenda para iniciantes:
3-Tenha sempre um bom óleo capilar em mãos!!
Se estiver sem grana ou ainda não tiver um queridinho, comece tentando o bom e velho óleo de coco. Porém, só um pouquinho, como se fosse uma freada apenas nas pontas e partes mais ressecadas do cabelo, bem como nos fios com mais frizz.
Isso ajudará e muito a dar um toque de brilho e disciplina. Só não se esqueça que não se trata de uma umectação capilar, mas sim de apenas uma fina película onde você considerar necessário. Do contrário, seu cabelo pode ficar com a aparência pesada, oleosa e ensebada.
Fiz também um comparativo entre o óleo da Avon versus o da L´Oreal que são bem famosos para esse fim, aí fica de sugestão para que você possa ver qual prefere também:
4-Hidratação nunca é demais!!
Nas outras etapas do cronograma capilar (umectação e reconstrução), se você passar do ponto seu cabelo pode pesar e dar efeito rebote. Porém, se você conseguir fazer uma hidratação até mesmo duas vezes por semana e também usar cremes de pentear ou leave-in com essa função (caso você use finalizadores), pode ter certeza que fará diferença também!
Se você já entender o básico sobre cronograma capilar, pode até ir intercalando finalizadores com propriedades diferentes que seu cabelo ficará mais top ainda!! Eu mesma amo ficar variando o creme a cada finalização que faço!
5-Proteção térmica e solar
Não se esqueça também de sempre usar produtos com proteção térmica antes de fazer escova ou chapinha, bem como os de proteção solar sempre que ir ao sol. Se um mesmo produto tiver esses dois tipos de proteção, é o ideal para não precisar ficar raciocinando demais. Ainda que claro, o melhor mesmo seja sempre evitar qualquer tipo de fonte de calor nos fios.
Esse também é um cuidado que 100% dos cabelos precisam, mas mais uma vez: se o seu está com química, acaba precisando mais do que nunca de evitar danos extras.
E você, tem alguma dica sobre como cuidar do cabelo alisado ou relaxado? Deixe nos comentários!
Deixe seu comentário ou dúvida: