Pode colocar a mão na máscara de creme de cabelo, pele e de beleza em geral? Se tem um questionamento que gera briga e confusão entre as pessoas que gostam de cuidar do cabelo e também de fazer uma rotina de Skincare com o máximo de perfeição possível, é essa.
Nisso o debate fica longo: enquanto tem gente que fica horrorizada achando um desrespeito quando vê alguém enfiando a mãozona dentro do pote de creme, o outro que sempre colocou a mão lá, não vê problema nenhum. Afinal de contas, ele tem gostado dos resultados obtidos no cabelo e tão bom quanto: continua recebendo muitos elogios a respeito das madeixas!
Mas e aí, será que existe o certo ou o errado nessa história?
Depois de juntar meu acesso a especialistas não só por ser blogueirinha e ter contato com várias marcas, como também a minha pentelhação como consumidora + a minha experiência pessoal + a experiência pessoal de seguidoras, podemos resumir a famosa dúvida sobre poder colocar a mão na máscara, vulgo dentro do pote de creme (ou não) em 3 pontos de vista. Vamos lá?
O que os especialistas e marcas dizem sobre se pode colocar a mão dentro do pote de creme ou não?
Como estava falando no tópico acima, como blogueirinha, tive a oportunidade de conversar com várias marcas, não só por ter trabalhado com elas, como também ao tirar dúvidas sobre presskits recebidos, frequentar palestras (que agora são em maioria online) e enfim …. posso te afirmar que a resposta que elas me deram não só nem sempre foram tão óbvias como pensamos, como também variaram de empresa para empresa.
Vamos ao resumo das respostas dadas por elas ao falar sobre se pode colocar a mão dentro do pote de creme, ou não?
- Já obtive como resposta o fato de poder colocar a mão na máscara sim, pois ao já contarem com essa realidade da maioria dos consumidores, as empresas adicionam conservantes nos produtos para que eles não estraguem quando isso acontecer.
- Também ouvi muito a resposta de “sim”, mas com o “porém” de que desde que a mão esteja limpa e seca.
- Já em relação a estar seca X ter água na mão, também rolou uma polêmica: enquanto algumas marcas disseram ter que estar com as mãos realmente secas, outras falaram que não tem problema ter água, desde que as mãos estejam limpas e não seja água a ponto de deixar o produto mais fraco ao ter sido diluído na mesma.
Nisso a impressão que tive é não só que parece que cada empresa tem a sua tecnologia e opinião, como às vezes os próprios funcionários parecem não entender bem sobre o que estão falando, inclusive no sentido de não terem sido instruídos em relação a esse tipo de dúvida, sabe?
Agora entra a minha experiência pessoal, que pelo o que pude observar, é a de várias pessoas e você pode me dizer nos comentários se é a sua também ou não.
Minha experiência pessoal sobre colocar ou não a mão na máscara – dentro do pote de creme
Existe uma coisa chamada bom senso. Eu, por exemplo, nunca me senti bem em colocar uma mão suja dentro do pote: seja de produto de pele, de cabelo, ou até mesmo de alimentos. Porém, quando estou no banho, acho meio utópico ou no mínimo nada prático a empresa pedir para a mão estar seca, né?
Se ela realmente precisar disso e não tiver colocado os tais dos conservantes tecnológicos, que faça um produto com pump ou algum outro formato que não precisemos colocar a mão na máscara, concorda comigo? Pois a maioria coloca a mão dentro do pote sim e sabemos bem disso!
Outra coisa que sempre achei que pode contaminar bastante são as unhas grandes, pelo simples fato de sujarem com mais facilidade. Eu uso na maior parte do tempo unhas mega curtas, e quando estou com a unha grande, ou até com a unha curta, por muitas vezes também gosto de usar a solução de virar o produto na própria tampa dele. Nisso uso sem a necessidade de colocar a mão na máscara de creme, mas sim “jogo de um lugar para o outro, sem precisar encostar”.
E quando eu resolvo colocar a mão dentro do pote de creme?
Porém, nem sempre é assim e eu já coloquei a mão várias vezes dentro do pote: seja porque me esqueci, ou porque coloquei mesmo. Aí entram as questões de fora naturalmente eu não ter o hábito de usar as mãos sujas, ainda que digam que mesmo ” mãos limpas possuem bactérias”, eu digo o mesmo sobre as espátulas e afins que muita gente usa no pote de creme e também não são 100% limpas.
Isso quando já não estavam guardadas há alguns dias.
Ou seja, tem mão mais limpa que muita espátula por aí, e vice versa!
Sem contar que germes e bactérias sempre vão rolar, a não ser que você taque álcool 70% e taque fogo em tudo (não recomendo kkkk).
Brincadeiras com fundo de verdade à parte, eu acho que tudo é uma questão de bom senso quando nos perguntamos se podemos colocar a mão na máscara e dentro do pote de creme (seja de qual tipo for), ou não.
O jeito que você tem feito tem deixado seu cabelo bonito? Você tem gostado dos resultados?
E outra, você sente que pode fazer algo melhor e mais higienizado? Então faça!
No fim, a gente conta com a tecnologia das marcas, mais o nosso bom senso. De resto, é ir sentindo como fica enquanto você faz o melhor que der para fazer no dia.
Ah, e se você sente que seus cremes perdem o efeito com facilidade (e não é porque você não está precisando daquele tratamento no seu cronograma capilar), mas sim porque perdeu o efeito mesmo, não deixa de ser mais um sinal de que você pode melhorar a higienização.
Se seu creme mudar de cor com facilidade e antes do prazo de validade então, aí não tenho nem o que comentar.
E você, já conversou com alguma empresa se pode colocar a mão na máscara e dentro do pote de creme em geral, ou não? E qual é a sua experiência no dia a dia a respeito desse tema?
Deixe seu comentário ou dúvida: