Chapinha estraga o cabelo? Essa é uma dúvida não apenas de cacheadas, crespas e onduladas, mas também das lisas que amam essa tecnologia que promete deixar os fios mais retos e alinhados. Mas e aí?

Chapinha estraga o cabelo?

 

Se prepare para a triste realidade, mas de uma forma ou de outra, sim. Sempre estraga, visto que se trata de no mínimo uma fonte de calor, coisa que sempre prejudica os fios de alguma forma, nem que seja tirando parte da hidratação dos mesmos.

Chapinha tira os cachos mesmo após a lavagem?

 

Já fiz um conteúdo (antigo) sobre isso, caso queira assistir:

Mas no resumo do resumo: em geral, você corre muito risco de perder a estrutura do cacho se o instrumento estiver muito quente. Coisa que é fácil de acontecer, visto que muita gente acha que “não alisa direito” se a chapinha não estiver bemmmmmmmmmm quente.

E aí, dependendo do estrago e da quantidade de vezes que você fizer, pode ser que seu fio nunca volte a ser 100% como antes. Tristeza essa que, ainda que você não tenha feito nenhuma química no cabelo, pode te levar para uma transição capilar, caso queira ter seus cachinhos de volta.

“Mas o que é transição capilar, Lu?”.

Resumidamente e para quem ainda não conhece o termo, se trata de um processo que, como o próprio nome já diz, você deve fazer para voltar a ter seu cabelo natural. Cortando primeiro de tudo, não só as químicas, como todas as atitudes que danificam e danificaram os seus cachos.

Qual é o melhor jeito de usar a chapinha sem prejudicar os fios e sem perder os cachos?

 

Sem prejudicar em nada os fios é impossível, conforme explicado anteriormente.

Porém, você pode sim tomar algumas atitudes para minimizar os danos causados pelo acessório:

1- Escolher uma chapinha de boa qualidade. Ou seja, que danifique menos os fios ao possuir tecnologias específicas para isso. Na dúvida, leia sempre o rótulo do que cada uma promete e escolha a melhor para o seu caso em específico.

2- Usar no mínimo de calor possível.

3- SEMPRE passar proteção térmica antes de usá-la.

Entenda a diferença entre proteção térmica e solar para os fios.

4- Manter sempre seu cronograma capilar em dia, pois o mesmo será a base para ter um cabelo mais forte e saudável. Lembrando que quanto mais forte ele estiver, mais será capaz de aguentar possíveis danos. Só não abuse disso, claro.

5- Tente usar essa fonte de calor apenas quando for realmente necessário (ocasiões especiais, etc). Se não conseguir, tente deixar o fio respirar o máximo que puder, abusando de penteados estilosos e se desafiando a ser mais criativa, sem precisar ter que ficar torrando o seu cabelo sempre.

E você, acredita que a chapinha estraga o cabelo? Tem algum truque ou receita caseira que te ajuda a reduzir os danos? Conte sua experiência nos comentários.

Para mais conteúdos inéditos, acompanhe também no Instagram – Youtube – Facebook  – Tik Tok

Deixe seu comentário ou dúvida:

Ou, se preferir, comente aqui:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comments
  • Flavia
    março 13, 2023

    Amei a dica. Não sabia q até a falta de cronograma afetava a definição do fio.

    • Luiza Costa
      março 27, 2023

      Eu que agradeço e seja bem vinda!