Corte químico é aquele termo de terror e pânico para quem definitivamente deseja ter um cabelo bonito e saudável, mesmo após algum procedimento químico. Sendo assim, o inimigo número 01 de quem deseja fazer transformações capilares que envolvem digamos assim, “um perigo a mais”.
Mas afinal de contas.
O que é corte químico?
Nada mais é e leigamente/resumidamente falando, a ruptura da fibra e da qualidade do fio. Ficando assim um cabelo visivelmente mais feio, fragilizado e sem vida.
Quais são as características de um cabelo que sofreu corte químico?
Várias, mas fora as ditas acima, as mais comuns são:
- O cabelo fica poroso
- Elástico
- Quebradiço
- Pode ter queda a depender do local e da gravidade do corte químico.
- Enfim, fica sem vida, feio e frágil como um todo.
Como evitar o corte químico no cabelo?
- Não fazendo químicas incompatíveis (na dúvida, faça com quem entende sobre os componentes de cada procedimento que fizer no seu cabelo).
- Esperando o intervalo de tempo entre um procedimento e outro. Por exemplo, quer descolorir, pintar, alisar e fazer várias mudanças em um curto período de tempo e ainda espera que o cabelo faça o milagre de continuar forte e saudável? Pois saiba que isso não acontecerá e a chance dele sofrer um corte químico será gigantesca.
- Manter o cronograma capilar não apenas após, mas antes dos procedimentos químicos. Na verdade e na minha opinião, um cabelo bonito e saudável deve seguir uma agenda capilar a vida inteira, tendo química ou não.
- Se você não entender sobre cabelos e sobre o procedimento que você deseja fazer, procure por um bom profissional, pois um despreparado também poderá arrebentar os seus fios, com a diferença de que você estará pagando pelo estrago.
Não sabe o que é cronograma capilar? Entenda.
Como recuperar o cabelo após um choque químico?
- Primeiro de tudo, parando com toda e qualquer química, doa a que doer. Se insistir, a situação só tenderá a piorar e seu cabelo ficará cada vez mais fragilizado.
- Considere cortar o seu cabelo nas áreas mais afetadas, mas para isso, procure um profissional.
- Parar com secador, chapinha e evitar até mesmo luz solar nos fios por muito tempo. E claro, sempre passando proteção no cabelo (entenda a diferença entre proteção térmica e solar nos fios), escolhendo de preferência algum finalizador que também cuide dos cabelos fragilizados.
- Já falei cronograma capilar, inclusive para quando o cabelo estiver saudável? Quando estiver detonado, mais ainda?
- Tomar muita água, bem como cuidar da alimentação. Ou seja, repor nutrientes de dentro para fora também.
- Por fim, fazer essa acidificação capilar caseira que super recomendo para cabelos nessa situação. Só preste atenção nos detalhes do vídeo, pois ensinei duas diferentes para situações diferentes, tá?
No mais, é dar tempo ao tempo e, claro, procurar informações, tal como você está procurando agora para não ter que passar por esse problema novamente.
Ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários e não se esqueça de acompanhar nas redes sociais para aprender a cuidar cada vez mais dos seus fios, bem como me ensinar também!
Deixe seu comentário ou dúvida: