Quando a gente começa a aprender mais sobre produtos e tratamentos para nossos cabelos, percebemos que a maioria deles têm um cuidado grande em não retirar a oleosidade natural dos fios, afim de evitar o ressecamento, não é verdade? Mas aí que vem aquela dúvida: já que é assim, é bom ter cabelo oleoso ou a oleosidade faz mal aos cabelos?
Fica comigo que a gente vai entender essa história direitinho.
Oleosidade faz mal aos cabelos?
Para essa pergunta, não existe resposta exata, pois depende de um ponto crucial: oleosidade natural, ou excesso de oleosidade que faria mal aos cabelos? Acho que já deu para entender aonde quero chegar, não é?
Se estivermos falando do excesso de oleosidade, a resposta é sim, faz mal tanto para os fios quanto para o couro cabeludo. O que acontece é que essa oleosidade a mais acaba entupindo os folículos capilares (lugares de onde nascem os fios), prejudicando o crescimento capilar e atrapalhando na absorção dos nutrientes quando tratamos o fio. Isso pode deixar os fios fracos e ainda criar caspa, já que o couro cabeludo ficará irritado por não conseguir “respirar” direito.
Já a oleosidade natural, é aquela que o próprio corpo utiliza para nutrir e proteger os fios, mantendo-os saudáveis e mais fortes. Então aqui a resposta é não, não faz mal. Pelo contrário, faz muito bem. Por isso, quando retiramos essa oleosidade natural, seja por meio de shampoos ou outra forma, o cabelo perde essa proteção e fica com as cutículas mais abertas, causando aparência ressecada.
Cabelo oleoso deve ser lavado todos os dias?
Essa é uma pergunta comum e que sei que muita gente lava o cabelo todo dia justamente para tentar controlar a oleosidade. Porém, nesse caso, a resposta pode variar bastante de caso para caso. Ou seja, você tem que testar e observar a frequência de lavagem que não deixe seu cabelo com aspecto ressecado (toque áspero), nem com aspecto sujo.
Pra começar, você pode lavar o cabelo dia sim, dia não. Principalmente no caso de cabelos mais longos, pois a lavagem diária pode danificar o comprimento e as pontas. Teste e veja como seu cabelo reage.
Lavar o cabelo todos os dias não é muito bom pelo fato de que dessa forma, nosso couro cabeludo não consegue dar conta de repor a oleosidade natural, ficando “desesperado” com a situação, o que, conforme citado anteriormente, acaba gerando o efeito rebote: que é quando o couro cabeludo produz mais oleosidade do que o normal para tentar equilibrar a falta dela, entende?
Da mesma forma que não é bom esperar muito tempo para lavar devido aos problemas do excesso de oleosidade que falamos no início do post, também não é bom fazer o contrário disso. Percebe a importância do equilíbrio e de conhecer o seu cabelo aqui?
Cabelo oleoso também precisa de condicionador
Sempre que for lavar o cabelo, não deixe de usar o condicionador.
Parece que vai deixar seu cabelo oleoso mais rapidamente, mas é pura lenda. O que ele faz é fechar as cutículas que o shampoo abriu, ajudando a manter os fios mais protegidos e evitando o ressecamento.
O uso do condicionador também ajuda a evitar o efeito rebote, que falamos anteriormente.
- Se você sofre com oleosidade, não se esqueça de ler os erros que você provavelmente comete ao cuidar do seu cabelo oleoso.
Espero ter ajudado. Segue nas redes para acompanhar mais dicas sobre cabelos, beleza, moda e autoestima: Instagram, Facebook e Youtube.
Deixe seu comentário ou dúvida: