Se você tá querendo cuidar cada vez melhor dos seus cabelos, já deve ter encontrado os termos proteção térmica e proteção solar para os fios. Aí bate aquela dúvida: o que usar, afinal? Protetor térmico, protetor solar, os dois juntos, como assim? Fica comigo que você vai aprender rapidinho as diferenças e quando usar cada um deles!

Protetor térmico

O protetor térmico tem a função de proteger seu cabelo contra o calor. Então, se você usa chapinha, escova, babyliss ou até mesmo o secador (sim, mesmo o secador), vale a pena usar!

A proteção térmica minimiza os danos causados pelo calor. Ou seja, o calor sempre machuca os fios, mas a proteção diminui, não elimina os danos, entende? Por isso o recomendado é não usar calor no cabelo; mas, quando usar, proteção térmica nele!

Produtos com proteção térmica

Existem vários produtos para cabelo com proteção térmica, como mousses, cremes, gelatinas, finalizadores, leave-ins e mais um monte.

  • Para saber se um produto tem proteção térmica, é só ler o rótulo que, caso tenha, vai estar bem fácil de achar, pois isso sempre conta como um diferencial para as marcas. Então, elas fazem questão de deixar essa informação bem visível.

Protetor solar ou protetor UV

Você pode encontrar essa proteção nesses dois nomes: proteção solar ou proteção UV. Então, qualquer nome que você achar vale aqui.

O protetor solar tem como função proteger seus cabelos dos raios ultravioletas do Sol. Aqueles mesmos que machucam nossa pele.

Mas o fio de cabelo sofre com raios UV também? Que loucura é essa?

Sofre sim! E não é pouco não! Lembra de quando você passou aquelas férias na praia e, quando voltou, viu que seu cabelo tava “mais claro”, mais “avermelhado”, ou mais “desbotado”? Pois é, seu cabelo foi queimado pelo Sol!

E não é só a mudança de cor não. Os raios UV tiram umidade e oleosidade do fio, deixando o cabelo mais ressecado e quebradiço. Tenso, né não?!

Produtos com proteção solar

Aqui também existe uma infinidade produtos com proteção UV, inclusive shampoos e condicionadores!

Porém, os mais recomendados para proteção solar são os cremes sem enxágue, finalizadores ou leave-ins. Ou seja, aqueles produtos que você passa pra finalizar os cachos e não enxágua mais. Assim, a proteção se mantém linda e plena nos fios, ao contrário de um shampoo com filtro solar que logo depois de passar, você enxágua, mandando boa parte do protetor pelo ralo.

Lu, protetor solar também protege do calor igual o protetor térmico? Já que o Sol é quente…

Boa pergunta, mas não, não protege. O calor do Sol não é suficiente pra machucar os fios igual a um secador ou chapinha, mas o problema dele são os raios UV, que fazem um belo estrago!

Para saber se o produto tem filtro solar, basta ver no rótulo também. Geralmente é bem fácil de ver.

Protetor térmico e protetor solar ao mesmo tempo. Pode?

Alguns produtos já possuem ambos! E quando isso acontece, é uma felicidade total, até porque muita gente se esbanja em ambas as fontes, né?

Daí mais uma vez: é ler certinho no rótulo o que tem ou deixa de ter no produto,

Se você tiver mesmo que separá-los, o ideal é usar o protetor térmico sempre antes de algum procedimento de calor, e só.

Já o protetor solar, use sempre que sair ao Sol. Ou melhor, como existem raios UV até na sombra, recomenda-se usar proteção solar o tempo todo, igual na pele que usamos até dentro de casa. Ou ao menos deveríamos.

É isso cachudas e lisudas do coração, qualquer dúvida  me perguntem nos comentários abaixo.

Deixe seu comentário ou dúvida:

Ou, se preferir, comente aqui:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comments
  • Ana Lu
    outubro 17, 2020

    Olá, gostaria de saber se o protetor solar também protege da poluição, agentes externos no geral.

    • Luiza Costa
      outubro 19, 2020

      Oi Ana, contra poluição etc, é bom fora manter a pele sempre limpa (com tônicos e afins), usar produtos Detox (eles avisam no rótulo). Só o protetor solar em si não garante essa parte.
      Tem outros posts aqui no site sobre pele que podem te ajudar. Qualquer dúvida, pergunte e um beijão.