Claro que você já ouviu falar do Botox (toxina botulínica) nos procedimentos estéticos, principalmente para disfarçar rugas e linhas de expressão na pele do rosto, não é? Mas e quanto ao Botox Capilar, você já conhece?
O que é Botox Capilar e para o que serve
Sabia que, apesar de levar o nome de Botox Capilar, esse tratamento não tem nada a ver com aquele realizado na pele? Pois é, o que acontece é que, devido à diferença que dá no cabelo quando comparamos o antes e depois, resolveram associar o nome do Botox a ele, já que o Botox real (a toxina) muda bastante a pele. Simples assim, rsrs.
O Botox Capilar é um tratamento que busca restaurar a saúde e a beleza dos cabelos danificados, recuperando a fibra capilar e os nutrientes perdidos. Por isso, é recomendado principalmente para cabelos que passaram por procedimentos químicos, como alisamentos, descolorações etc.
A fórmula do Botox Capilar é feita para recuperar as vitaminas, aminoácidos e demais nutrientes responsáveis por dar força, brilho e maciez aos cabelos.
Ah, apesar de tudo isso, esse tratamento não é um procedimento químico. Ou seja, ele não altera a estrutura do fio como as demais químicas fazem (por isso elas danificam tanto). Isso é ótimo, pois traz segurança para fazer o Botox sem medo de prejudicar o cabelo.
Onde fazer Botox Capilar
O Botox Capilar pode ser feito tanto em salões – com profissionais da área, quanto em casa – utilizando produtos específicos para esse fim.
Caso queira fazer em casa, você encontra esses produtos nas lojas de cosméticos. Existem várias marcas que têm Botox Capilar à venda, porém, preste atenção no rótulo dos produtos antes de comprar, tá? Caso algum deles tenha como ingrediente o formol ou o glutaraldeído, não compre, pois são ingredientes que podem causar algum dano, além de não serem recomendados pela ANVISA.
Botox Capilar alisa o cabelo?
Essa é a principal dúvida quando se fala em Botox Capilar e, já respondendo, não, Botox Capilar não alisa o cabelo, rsrs.
O que acontece é que a maioria das pessoas quando usa o Botox está com o cabelo tão detonado, ressecado e frizado, que o simples fato do Botox recuperar e alinhar os fios, selando as cutículas e controlando o frizz, causa essa impressão, pois um cabelo alinhado e sem frizz acaba tendo menos volume e mais sedosidade, entende?
Existe também quem use o termo “Botox” em procedimentos de alisamentos e afins, sendo que o botox em sua origem não é um procedimento químico. Ou seja, usam a popularidade do nome, mas para outros fins. É por essas e outras que, mais uma vez, é bom sempre ler os ingredientes disponíveis no rótulo do produto que você comprar ou seu profissional de confiança utilizar.
Instrumentos de salão que não foram bem lavados/desinfetados podem sim, “alisar” seu cabelo
Outra coisa que acontece não só com o Botox, mas também com outros procedimentos que, em tese, não eram para alisar, mas o cliente sai com o “cabelo mais liso”, é o fato de alguns profissionais usarem escovas e demais instrumentos contaminados com químicas que alisam de outro cliente. Essa falta de higiene e profissionalismo também pode acabar confundindo o cliente, que nem imagina que foi a falta de cuidado em um tratamento anterior que deixou resíduos na escova e demais instrumentos de trabalho, mas sim acha que a culpa foi do produto.
Botox Capilar é a mesma coisa que escova progressiva?
Outra dúvida comum é em relação à escova progressiva: mais uma vez, o Botox Capilar não tem nada a ver com escova progressiva, ainda mais que a progressiva é um procedimento químico que altera a estrutura dos fios (por isso alisa), retirando vitaminas e nutrientes (danificando os fios), enquanto o Botox recupera e trata o cabelo sem mexer na estrutura.
Benefícios do Botox Capilar
- Recupera a massa e os nutrientes do cabelo;
- Aumenta a resistência e a flexibilidade dos fios;
- Sela as cutículas e diminui o frizz;
- Alinha os fios;
- Traz aparência de cabelo mais saudável.
Quanto tempo dura o efeito do Botox Capilar?
Os efeitos do tratamento com Botox Capilar duram bastante, podendo chegar de 30 dias até 2 meses, a depender do estado de saúde do seu cabelo. Mas isso se você também manter o seu cronograma capilar em dia pós esse tratamento, claro.
Do contrário, é igual ir à academia: não adianta malhar querendo emagrecer e depois comer dez vezes mais do que costuma comer, rs. É um tratamento muito bom, mas não é milagroso se você não manter esse cuidado depois.
Caso seu cabelo esteja muito danificado, pode fazer a aplicação a cada 15 dias, mas apenas no primeiro mês! Depois disso, faça no máximo uma vez por mês, pois como ele é um tratamento “mais pesado”, o cabelo não aguenta várias vezes seguidas, ok?
Cuidados que você deve ter com o Botox Capilar
Caso faça o tratamento em casa, alguns cuidados básicos devem ser tomados:
- Não aplique em pessoas menores de 12 anos;
- Conforme dito anteriormente, tenha certeza que seu produto não contém formol, nem glutaraldeído, ou demais componentes alisantes (na dúvida, pergunte ao profissional);
Ah, se quiser ver mais detalhes sobre o assunto, assista ao vídeo que fiz falando sobre o tema também:
E é isso, cachudas e lisudas do meu coração. Espero que esse conteúdo tenha sido útil para você. Se quiser ver mais dicas legais sobre cabelos, maquiagens, moda e autoestima, segue nas redes: Instagram – Youtube – Facebook.
Deixe seu comentário ou dúvida: