Lavar o rosto várias vezes ao dia é algo que só quem não tem a pele oleosa nunca fez. Afinal de contas, dá uma gastura danada ver aquele sebo na cara e não poder retirá-lo, concorda comigo?
Porém, ainda que às vezes a gente acerte no golpe, nem sempre fazemos do jeito certo, piorando mais ainda a nossa situação. Daí só resta sentar e chorar, OUUU, acompanhar a Lu, né não? 😉
Afinal de contas…
Lavar o rosto várias vezes ao dia diminui a oleosidade da pele? Sim ou não?
Sim e não!!
Confuso, né? Mas calma que é fácil de entender a lógica.
Diminui sim no sentido de que de fato a oleosidade sai “na hora”. Ou seja, conseguimos ver facilmente no espelho e não precisa nem de colocar a mão, já que o reflexo (brilho) some, certo?
Porém, chegamos aqui na segunda parte que vale uma reflexão mais aprofundada.
Quando lavar o rosto deixa a pele mais oleosa ainda
Agora, se por sua vez você sempre lava, lava, lava e não toma os cuidados necessários para promover realmente cuidado e equilíbrio para a sua pele, o que no fim acaba acontecendo é um eterno efeito rebote. Ou seja, você tira tanto a oleosidade, que seu corpo acaba achando que está “em falta” e produzindo mais ainda!!!!
Isso se você não acabar mega ressecando e agredindo a pele ao passar produtos errados ou sem equilibrar com “os certos”.
Mas como seria o jeito certo de lavar, sem piorar a oleosidade da pele, Lu?
Fora evitar muita água quente, bem como hábitos que possam causar o efeito rebote, conforme explicado anteriormente, é sempre bom você principalmente hidratar (e muito) a região, aliado também a produtos nutritivos!!
Isso ajudará não só na beleza, elasticidade e viço da pele, como também ajudará com que a mesma não caia em um eterno efeito rebote onde você só tira, mas não fornece nada de nutrientes para a área.
Escolha produtos específicos para pele oleosa
É claro que você também não usará um produto para pele seca, que também poderá dar mais oleosidade ainda para a sua pele, nem óleos incompatíveis (sim, alguns são liberados, mas isso fica para outro conteúdo, ou você também pode dar o play no vídeo abaixo).
Porém, produtos permitidos para a sua pele só tendem a ajudar. Coisa óbvia, mas que nem todo mundo pensa ao preferir não passar nada e só encher a cara “de sabonete antioleosidade”.
O resumo sobre lavar a pele oleosa:
Em suma, o que funciona muito para mim e inclusive fez com que eu deixasse de achar minha pele super oleosa e sim mais para mista/normal de tanto que equilibrou (mas quando paro os cuidados, volta tudo!), é lavar o rosto apenas uma vez ao dia com sabonete específico para a área e meu tipo de pele.
Veja a resenha sobre o Gel de Limpeza Facial La Roche Posey
Depois, hidrato e passo o óleo de Rosa Mosqueta ou de Copaíba antes de dormir. Também gosto de usar aqueles sprays de dexpantenol (Pró-Vitamina B5 que muita gente conhece como Bepantol, mas existem outras marcas ) ao menos uma vez ao dia, visto que esse ativo evita a perda de água, a descamação, bem como ajuda na renovação natural da pele.
Gosto também de passar soro fisiológico gelado após o banho!
Já nos intervalos da vida, passo séruns e demais produtos para testar para vocês, visto que não posso ficar escrava de apenas uma rotina de Skincare.
Enfim, o importante de entender aqui é que não tem um dia que não coloque nutrientes no meu rosto. Agora claro, como cada um é cada um, se eu notar espinhas ou algum desequilíbrio, pauso o produto e tento o próximo. Nunca me esquecendo que nosso rosto é como o nosso cabelo: geralmente, a hidratação pode ser feita por várias vezes, mas “o resto” tem que calcular para não pesar demais.
Lembrando que o que falei foi apenas a minha experiência pessoal. E na sua? O que funcionou para você? Deixe nos comentários.
Deixe seu comentário ou dúvida: