Como acabar com o queloide ou granuloma? Ainda que muita gente confunda, saiba que queloide e granuloma definitivamente não são a mesma coisa. Porém, como pode ser que você me encontre através das pesquisas google, colocarei ambos os nomes no título “Como acabar com o queloide ou granuloma” apenas para facilitar o nosso encontro e eu poder te ajudar com mais facilidade. Porém, até o final desse post, você ficará mais sábia ao entender que ambos não são a mesma coisa, ok?
O que é o queloide?
De uma forma bem simples e do povão que a gente ama, queloide é basicamente aquela “cicatriz alta” que fica após alguns ferimentos e cortes cicatrizados, sendo bem comuns de serem observados a olho nu após algumas cirurgias, em que costumamos dizer que “se a pessoa tiver tendência a ter queloide, pode ser que ele apareça” após a cicatrização. Ainda mais se a pessoa em questão não tiver tomado medidas preventivas, tais como pomadas e demais cuidados indicados pelo médico a fim de evitar queloide e infecções na pele.
Apesar de existir pomada e tratamentos para minimizar o queloide, ele é mais um problema estético mesmo, não de saúde, tal como tem gente que pensa que está “com um câncer” ou algo danoso na pele.
É claro que só um médico para diagnosticar com precisão, porém, a maioria das pessoas é capaz de reconhecer um queloide a olho nu.
No fim, falando de um jeito “mais técnico”, ele é causado pelo excesso de proteína (colágeno) na pele durante a cicatrização, formando aquelas protuberâncias.
Apesar da cicatrização de furos, tais como nos piercings poder gerar queloide, geralmente, o que acontece é a formação de um granuloma, não de queloide. Nisso, é importante ter noção das diferenças gerais antes de falar mais sobre como acabar com o queloide ou granuloma, visto que, no fim, se você está com dores após algum furo, muito provavelmente você não tem um queloide, mas sim um granuloma.
O que é granuloma?
Falando de uma maneira bem amiga e leiga, sabe quando você recém fez um furo e dá aquela bolinha que inclusive dói e dá vontade de furar (não pode, tá?). Pois é, muito provavelmente é um granuloma, não um queloide.
Ele é basicamente uma inflamação em forma de nódulo e, por isso mesmo, costuma doer.
Como tratar um granuloma?
O ideal é que você procure um médico, até porque existem alguns tipos de granulomas e citei aqui apenas um que é bem comum.
Enfim, se o seu for granuloma e tiver surgido em decorrência de furos de piercings e afins, talvez essa receita caseira te ajude.
Receita caseira para curar granuloma inflamação de piercings e furos
- Primeiro de tudo, você precisa manter a região sempre limpa, não só para ajudar a diminuir a inflamação, como também para evitar que inflame ainda mais.
- Com a ajuda de um algodão, passe soro fisiológico na área algumas vezes ao dia. Isso ajudará a limpar a área!
- Se sentir necessidade, passe também salmora de uma a duas vezes ao dia, que nada mais é do que sal adicionado e dissolvido na fervura da água. Só espere esfriar, claro.
- Repita as dicas até sentir que o granuloma melhorou. Se não melhorar em até 4 dias, procure um médico, pois conforme dito anteriormente, pode ser outro tipo de granuloma, ou até mesmo outro tipo de problema e inflamação.
Espero ter te ajudado na dúvida sobre como acabar com o queloide ou granuloma agora que você já sabe as diferenças básicas entre ambos. Lembrando que uma vez entendida as diferenças, as dicas caseiras aqui oferecidas só podem ajudar contra o granuloma.
Se você tiver mais alguma dica ou receita caseira que funciona para você, deixe nos comentários.
Leia também: 6 ideias criativas para deixar o seu look mais estiloso. Piercings fora ser uma questão de gosto pessoal, é apenas uma delas!
Para mais conteúdos inéditos, acompanhe também no Instagram – Youtube – Faceb
Marya
março 21, 2024Nossa, me ajudou muito! Obrigada! E essa escrita é impecável